Como as minhocas se deslocam?

Como as minhocas se deslocam?
O corpo desses animais é dividido em pequenos anéis, tanto do lado de fora do corpo da minhoca, como em seu interior. Cada anel possui os seus próprios músculos. Assim, para se mover, a minhoca alonga uma parte do corpo e encurta outra, movimento sucessivo chamado de “alonga-encurta”.
Qual a excreção dos anelídeos?
Sistema excretor do anelídeos: A excreção dos anelídeos é realizada através de nefrídeos ou metanefrídeos presentes em pares em cada segmento. Eles estão associados ao sistema circulatório, filtrando a hemolinfa e eliminado compostos nitrogenados através de pequenos poros que desmbocam para fora do corpo do animal.
O que são cerdas e para que serve?
São pequenos filamentos que auxiliam na locomoção das minhocas.
Como funcionam os anelídeos?
Os anelídeos possuem sistema digestório completo com boca e ânus, porém não apresentam sistema respiratório, as trocas gasosas com o meio ambiente ocorrem por difusão, sua respiração é cutânea no caso das minhocas e branquial no caso dos animais aquáticos.
Quais são as espécies de anelídeos?
O filo Annelida apresenta 15 mil espécies, encontradas na água doce ou salgada e em solo úmido. Os principais representantes dos anelídeos são as minhocas e as sanguessugas. Características Gerais. Os anelídeos são animais triblásticos, celomados e com simetria bilateral. Estrutura Corporal
Quais são as classes de anelídeos?
Há aproximadamente 15 mil espécies de anelídeos conhecidas, sendo a maioria de vida livre, porém há os que são parasitas também. O filo dos anelídeos possui três classes, são elas: O que diferencia cada classe é a quantidade de cerdas distribuídas em cada anel do seu corpo.
Como funciona o sistema nervoso dos anelídeos?
Algumas espécies aquáticas usam os parapódios como brânquias. O sistema nervoso dos anelídeos é ganglionar. É encontrado um par de gânglios nervosos, que são ligados entre si em todos os metâmeros. Através desses gânglios saem os nervos periféricos.