O que o kefir produz?
O que o kefir produz?
Os grãos de kefir possuem bactérias e leveduras que promovem a fermentação do leite. As bactérias e leveduras do grão de kefir são responsáveis por desencadear a fermentação láctica e alcoólica do leite. Geralmente o leite utilizado é o leite de vaca, porém outros leites podem ser usados como o leite de búfala e cabra.
Quando surgiu kefir?
O alimento surgiu há mais de 2 mil anos quando pastores que guardavam leite de ovelha em sacos de couro observaram que no fundo se formava uma gosma. Ao ser ingerida, ela fazia bem à saúde. Não só isso: os ajudava a viver mais. Kefir, em turco, significa “sentir-se bem”.
Como produzir os primeiros grãos de kefir?
Modo de Preparo: Junte os grãos com o leite dentro do pote já esterilizado, tampe com o pano e o elastico. Leve para fermentar por 24 horas, em um lugar escuro e fechado. Depois é só coar passando por uma peneira não metálica, voltar os grãos para o vidro já limpo e esterilizado.
O que é o grão de kefir?
Os grãos de kefir também são chamados de Cogumelos Tibetanos, Plantas de Iogurte, Cogumelos do Iogurte, Fungo do Iogurte e Lotus de Neve. Eles tiveram origem no Cáucaso e são constituídos por diferentes microrganismos que são bons para regular o intestino.
Como usar o kefir em suas receitas?
O kefir pode ser tomado simples, misturado com frutas ou integrado num sumo ou num batido. Também é uma boa ideia misturar sementes, mel ou frutos secos. Use como topping para saladas ou como marinada para os seus pratos de carne. Pode ir um pouco mais longe e testar a prestação do kefir em receitas mais elaboradas.
Por que o kefir é probiótico?
Para começar, o kefir é um alimento probiótico e, como tal, a sua ingestão traz enormes benefícios para o organismo. A ideia não é muito sorridente, mas a verdade é que os nossos intestinos são habitados por milhares de bactérias.
Por que o kefir é tão benéfico à saúde?
O kefir é um alimento natural muito benéfico à saúde. Apesar de ser consumido há séculos na Europa e na Ásia, foi muito recentemente que ficou conhecido no Brasil.
Qual a principal virtude do kefir?
A principal virtude do Kefir é restabelecer a flora intestinal normal, tão importante para uma boa digestão e assimilação dos nutrientes ingeridos. Para compreender este efeito, vamos ampliar um pouco mais o tema. Quando a criança nasce, o intestino é estéril, mas, cedo são introduzidos microrganismos através do alimento.