O que causa bactéria no coração?

Índice

O que causa bactéria no coração?

O que causa bactéria no coração?

A doença é causada pela presença de bactérias na circulação sanguínea e de lesões no endocárdio, ou seja, a patologia só se desenvolve em indivíduos com um histórico de problemas cardíacos. Os microrganismos presentes no sangue chegam até o coração por meio da circulação e se alojam nessas lesões, causando o problema.

O que é bactéria no coração?

A endocardite infecciosa é uma infecção do revestimento interno do coração (endocárdio) que geralmente também afeta as válvulas cardíacas. A endocardite infecciosa ocorre quando uma bactéria entra na corrente sanguínea e viaja para válvulas previamente lesionadas, aderindo-se a elas.

Por que bactérias se deslocam para o coração?

Uma vez no sangue, as bactérias podem se deslocar para qualquer ponto do organismo, incluindo as válvulas cardíacas. A bacteremia é um fator necessário para que ocorra a endocardite. Porém, nem toda bactéria que circula no sangue se aloja no coração. Outros fatores colaboram para o risco de adesão dos agentes infecciosos às válvulas cardíacas.

Quais são as bactérias na boca?

A boca é uma verdadeira colônia de bactérias, que se fixam na superfície dos dentes, nas próteses ou na própria mucosa, formando o biofilme. Esses micro-organismos, se acumulados, podem causar doenças locais, como a cárie, a gengivite e a periodontite, mas também podem desencadear problemas

Quais são os defeitos congênitos do coração?

Defeitos congênitos do coração (incluindo válvulas cardíacas) ou dos vasos sanguíneos de grande porte, particularmente defeitos em que o sangue vaza de uma parte do coração para outra Defeitos congênitos são fatores de risco para crianças e adultos jovens.

Quando a bactéria entrar na corrente sanguínea?

Isso acontece quando as bactérias acham uma saída na boca para entrar na corrente sanguínea, com acesso a todo o corpo. “A presença de bactérias na corrente sanguínea pode causar problemas graves quando atinge o coração, como a endocardite bacteriana”, diz Alessandro Silva, cirurgião buco maxilo facial e diretor da clínica Interclin.

Postagens relacionadas: