O que causa a enterocolite?
Índice
- O que causa a enterocolite?
- Como tratar enterocolite?
- Quais os sintomas da enterocolite?
- O que é enterocolite em adulto?
- Porque a enterocolite é mais comum nos RNS mais prematuros?
- Quais os sintomas de infecção intestinal em Recém-nascido?
- Como saber se um Recém-nascido está com infecção intestinal?
- Que significa enterocolite?
- Quais são os sintomas da enterocolite?
- Como se desenvolve a enterocolite aguda?
- Como se desenvolve a enterocolite em recém-nascidos?
- Como confundem a colite e o estresse?
O que causa a enterocolite?
Enterocolite é uma inflamação do trato digestivo, envolvendo enterite do intestino delgado e colite do cólon. Pode ser causada por várias infecções, com bactérias, vírus, fungos, parasitas ou outras causas.
Como tratar enterocolite?
O tratamento é primariamente de suporte feito por aspiração nasogástrica, hidratação parenteral, nutrição parenteral, antibióticos, isolamento em casos de infecção e, algumas vezes, cirurgia. Mais de 90% dos casos de enterocolite necrosante (ECN) ocorrem em lactentes prematuros.
Quais os sintomas da enterocolite?
Como identificar a enterocolite
- Sangue nas fezes;
- Inchaço do abdômen;
- Abdômen endurecido;
- Temperatura corporal baixa;
- Quedas de pressão;
- Vômito com sangue ou coloração esverdeada.
O que é enterocolite em adulto?
Enteroclite é uma inflamação no intestino grosso ou delgado. Pode ser aguda (início há poucos dias) ou crônica (início há vários dias) e provoca, principalmente, dor abdominal, diarréia, vômitos e mal estar. Pode ser causada por vários motivos como infecção bacteriana, infecção viral, intoxicação alimentar etc.
Porque a enterocolite é mais comum nos RNS mais prematuros?
A doença afeta principalmente os recém-nascidos prematuros. Ainda não se identificaram completamente suas causas. Mas sabe-se que entre elas está a inadequada irrigação de sangue para o intestino que pode lesar parte do mesmo. As bactérias podem invadir a parede intestinal danificada e produzir gás dentro da mesma.
Quais os sintomas de infecção intestinal em Recém-nascido?
Sintomas de infecção intestinal no bebê
- Diarreia;
- Dores abdominais intensas que fazem a criança chorar;
- Febre;
- Vômitos;
- Enjoo.
Como saber se um Recém-nascido está com infecção intestinal?
Sintomas de infecção intestinal no bebê
- Diarreia;
- Dores abdominais intensas que fazem a criança chorar;
- Febre;
- Vômitos;
- Enjoo.
Que significa enterocolite?
Trata-se de uma inflamação que acontece em partes da superfície interna do intestino, o que pode causar infecção por bactérias e leva a necrose neste órgão dos recém-nascidos (RN) prematuros, os principais pacientes com essa doença. Dos casos conhecidos, 70% a 90% ocorreram em bebês nascidos prematuros.
Quais são os sintomas da enterocolite?
Neste caso, predominam os sintomas característicos de qualquer infecção intestinal - vômitos, diarréia, desidratação, comprometimento da absorção e perda de peso. As conseqüências da enterocolite podem ser muito graves, porque a perfuração intestinal é uma das manifestações mais frequentes.
Como se desenvolve a enterocolite aguda?
A enterocolite aguda se desenvolve ao longo de vários dias, e tem estádios sucessivos. Nos primeiros estágios, a mucosa intestinal de um determinado site é afetada. Nesta parte do intestino, a inflamação ocorre com dificuldade de circulação ao longo dos intestinos, o que aumenta a isquemia.
Como se desenvolve a enterocolite em recém-nascidos?
A enterocolite necrotizante em recém-nascidos já está se desenvolvendo no contexto de um processo inflamatório prolongado no intestino. Os primeiros sintomas aparecem na criança sob a forma de distúrbios digestivos. O vômito é o sintoma mais freqüente desta patologia. A criança não digere comida e praticamente lava tudo.
Como confundem a colite e o estresse?
Muitas pessoas confundem as duas doenças e os sintomas, entendendo a colite nervosa como uma variação da doença causada por fatores emocionais, como o estresse. Contudo, apesar de ser muitas vezes colocado como um dos agravantes, não existe nenhuma comprovação de que o estresse é capaz de provocar a colite.