O que significa a teoria da reminiscência segundo Platão?

Índice

O que significa a teoria da reminiscência segundo Platão?

O que significa a teoria da reminiscência segundo Platão?

Assim, o conhecimento para Platão é reminiscência (ou seja, lembrança) daquilo que nossa alma já viu quando habitava o mundo inteligível. Conhecer é, portanto, nada mais do que lembrar, trazer de volta à memória aquilo que já vimos em outro mundo.

O que significa reminiscência na filosofia?

Significado de Reminiscência [Filosofia] Platão. Recordação de uma verdade observada pela alma no momento da desencarnação e, quando retomada pela consciência, pode ser a eminência da base de toda sabedoria ou do conhecimento humano.

Como funciona a reminiscência?

A reminiscência é também conhecida como anamnese e se trata de uma recordação pouco precisa ou vaga de um acontecimento. Esse termo também pode ser usado para designar um parte ou fragmento de algo que já não existe mais ou mesmo para quando uma pessoa se recorda de maneira inconsciente.

O que é reminiscência na psicologia?

A Terapia de Reminiscência baseia-se na recuperação de memórias que a pessoa tem do seu passado – as suas memórias autobiográficas – e é bastante utilizada em pessoas com demência.

Qual a importância da doutrina da reminiscência em Platão?

Platão confere às imagens um caráter pedagógico, qual seja: estimular na alma suas memórias. Para o filósofo, a alma é imortal e carrega em si mesma conhecimentos ou saberes apriorísticos. Trata- se, pois, de suas reminiscências, isto é, lembranças e memórias adquiridas pela alma em seu ato de criação divina.

Postagens relacionadas: