Qual a finalidade do recurso de agravo em recurso especial e Recurso Extraordinário?
Índice
- Qual a finalidade do recurso de agravo em recurso especial e Recurso Extraordinário?
- O que quer dizer agravo de instrumento em recurso especial?
- Qual a finalidade do recurso ordinário?
- O que acontece depois do Recurso Especial?
- Tem custas no agravo em Recurso Especial?
- Como é cabível o agravo em recurso extraordinário?
- Quem pode inadmitir recurso especial ou extraordinário?
- Qual o prazo de interposição do recurso de agravo de decisões?
- Qual o prazo para interposição de Recurso Extraordinário?
Qual a finalidade do recurso de agravo em recurso especial e Recurso Extraordinário?
Em face dessa decisão monocrática do Tribunal de origem é cabível o Recurso de Agravo em Recurso Extraordinário ou Agravo em Recurso Especial, a ser interposto no prazo de 15 dias (CPC/2015, art. 1.042). O objetivo desse recurso é que o RE ou o RESP sejam «destracandos» e analisados pelo Tribunal Superior destinatário.
O que quer dizer agravo de instrumento em recurso especial?
O agravo em recurso extraordinário ou em recurso especial (ou agravo nos próprios autos) é o recurso cabível contra a decisão proferida pelo tribunal de segundo grau que não admite o processamento do recurso extraordinário ou do recurso especial.
Qual a finalidade do recurso ordinário?
Em direito, recurso ordinário é o meio impugnativo de motivação livre que serve para atacar resoluções judiciais heterogêneas, acórdãos denegatórios de writs constitucionais(tais como "habeas corpus" e mandado de segurança) e sentenças proferidas nas causas constitucionais, bem como decisões interlocutórias originárias ...
O que acontece depois do Recurso Especial?
Após o julgamento do recurso especial, os autos devem ser remetidos ao Supremo Tribunal Federal para julgamento do recurso extraordinário.
Tem custas no agravo em Recurso Especial?
1.030 do Novo CPC. (8) Não obstante, a petição independe do pagamento de custas e despesas postais. Ou seja, o agravo de decisão que inadmite recurso extraordinário ou especial dispensa preparo.
Como é cabível o agravo em recurso extraordinário?
Afinal, como dito acima, o Novo CPC agora prevê expressamente que não é cabível o Agravo em Recurso Extraordinário e/ou Especial para a decisão que inadmitir o recurso fundado em repetitivo ou repercussão geral. É por isso que o CPC/15 obriga os advogados a serem ainda mais atentos e eficientes.
Quem pode inadmitir recurso especial ou extraordinário?
No mesmo sentido, explica Fredie Didier: O recurso especial ou extraordinário pode ser inadmitido pelo presidente ou vice-presidente do tribunal de origem em razão da aplicação de precedente de recurso especial repetitivo ou de repercussão geral.
Qual o prazo de interposição do recurso de agravo de decisões?
Há de se dedicar breves linhas no que diz respeito ao recurso de agravo de decisões que não admitem recurso especial e recurso extraordinário e sua aplicação no processo penal, mormente no tocante ao seu prazo de interposição. Busca-se com esse paper explanar como um prazo de interposição menor ou maior pode influenciar no trâmite do recurso.
Qual o prazo para interposição de Recurso Extraordinário?
Diante da interposição de recurso especial ou extraordinário perante o Presidente ou Vice-Presidente do Tribunal local, a parte contrária, após intimada, terá o prazo de 15 (quinze) dias, conforme art. 1.030, caput, do CPC, para oferecer contrarrazões.