O que causa a síndrome do Burnout?
O que causa a síndrome do Burnout?
Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.
Como Diagnosticar a síndrome de Burnout?
Os principais sinais e sintomas que podem indicar a Síndrome de Burnout são:
- Cansaço excessivo, físico e mental.
- Dor de cabeça frequente.
- Alterações no apetite.
- Insônia.
- Dificuldades de concentração.
- Sentimentos de fracasso e insegurança.
- Negatividade constante.
- Sentimentos de derrota e desesperança.
Qual a psicoterapia para o burnout?
A psicoterapia pode ajudar a pessoa a compreender melhor as razões que a levaram ao problema e a evitar procedimentos semelhantes aos que originaram o burnout. Numa perspectiva global, a evolução das sociedades tem tendido a preocupar-se progressivamente com as condições de trabalho.
Por que o Burnout é causado?
O burnout é causado por uma exaustão/stress profissional e, uma vez terminada a situação que provoca essa exaustão/stress, a pessoa melhora significativamente e recupera. Mas, se acompanhado de uma depressão, é muito provável que a pessoa continue a estar depressiva apesar de retirada da situação que lhe causava a exaustão/stress profissional.
Como tratar a síndrome de Burnout?
Para tratar o Síndrome de Burnout, o psiquiatra pode indicar a ingestão de remédios antidepressivos, como Sertralina ou Fluoxetina, por exemplo, para ajudar a ultrapassar a sensação de inferioridade e de incapacidade e a ganhar confiança, que são os principais sintomas manifestados pelos portadores da Síndrome de Burnout.
Qual a profissão que mais se destaca por casos de Burnout?
Dentro das profissões que mais se destacam por casos de burnout estão, por exemplo, enfermeiros, polícias, bombeiros, professores e médicos.