Como é feito o exame de baciloscopia para hanseníase?

Índice

Como é feito o exame de baciloscopia para hanseníase?

Como é feito o exame de baciloscopia para hanseníase?

A baciloscopia da linfa é o exame microscópico onde se observa o M. leprae diretamente nos esfregaços de raspados intradérmicos das lesões hansênicas ou de outros locais de coleta selecionados: lóbulos auriculares e/ou cotovelos(1-2).

Onde faz o exame de baciloscopia?

Toda a pessoa que apresente tosse por 3 ou mais semanas deverá procurar o Posto de Saúde mais próximo de sua residência, para ser avaliado por um médico e fazer o exame do escarro (baciloscopia).

O que é o exame de baciloscopia?

Pesquisa de bacilos em produtos orgânicos para diagnóstico etiológico das doenças.

O que significa um resultado positivo em um resultado de baciloscopia?

O diagnóstico realizado por meio da baciloscopia apresenta baixa sensibilidade, uma vez que necessita da presença de no mínimo 5 mil a 10 mil bacilos/mL de amostra para que o resultado seja positivo, sendo capaz de detectar o bacilo em 50% a 60% dos casos.

Quais os exames para diagnosticar a hanseníase?

O diagnósticos de Hanseníase é feito pelo exame clínico dermatológico e é auxiliado pela eletroneuromiografia (no caso de hanseniase com acometimento dos nervos) e pela análise no microscópio da biopsia de pele.

Quais são os tipos de exame para diagnosticar hanseníase?

Exame baciloscópico - A baciloscopia de pele (esfregaço intradérmico), quando disponível, deve ser utilizada como exame complementar para a classificação dos casos em PB ou MB. A baciloscopia positiva classifica o caso como MB, independentemente do número de lesões.

São locais de coleta para exame de baciloscopia no paciente com suspeita de hanseníase?

Pode ser coletado material também dos lóbulos das orelhas, dos cotovelos e dos joelhos (áreas “frias” da pele), quando não houver lesões de pele visíveis e se suspeitar que seja um paciente Virchowiano.

Postagens relacionadas: