Como podemos nos proteger do UVA e UVB?
Índice
- Como podemos nos proteger do UVA e UVB?
- Qual camada que nos protege dos raios UVA e UVB?
- O que bloqueia os raios UV?
- Qual a camada da pele o UVB atinge?
- Quais as consequências da radiação UVA e UVB quando incidida na pele?
- Por que os protetores solares no protegem dos raios UV mas não se preocupam com os raios IV?
- Qual o tipo de radiação é bloqueada pelo protetor solar?
- Como evitar exposição excessiva aos raios UV?
- Quando aumenta a incidência do raio UVB?
- Quais são os raios UVA longos?
- Por que os raios UVB causam câncer de pele?
Como podemos nos proteger do UVA e UVB?
Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou diversão. Utilizar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. Eles podem ser físicos ou inorgânicos e/ou químicos ou orgânicos.
Qual camada que nos protege dos raios UVA e UVB?
Os raios UVA e UVB juntamente com os Raios UVC são produzidos e emanados pelo sol. Como são invisíveis não conseguimos percebê-los, somente sentir seus efeitos em nosso corpo. Os raios UVC são completamente bloqueados pela camada de ozônio e não chegam até nós.
O que bloqueia os raios UV?
O dióxido de titânio bloqueia tanto os raios UVA quanto os UVB, protegendo a pele completamente. Como esse elemento é aplicado diretamente nos fios, seu efeito não diminui com as lavagens das roupas, pode confiar! ... Ao utilizar uma roupa com UV+50, aplique o protetor em áreas descobertas, como mãos, rosto e pescoço.
Qual a camada da pele o UVB atinge?
Os responsáveis pelas queimaduras são os raios UVB (Burning = Queimadura) que acabam sendo prejudiciais porque atingem em cheio a primeira camada da pele, chamada epiderme.
Quais as consequências da radiação UVA e UVB quando incidida na pele?
A exposição prolongada e desprotegida aos raios UVA e UVB danifica o DNA das células da pele, produzindo mutações ou defeitos genéticos que podem causar melanoma e outros tipos de câncer de pele, como carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular.
Por que os protetores solares no protegem dos raios UV mas não se preocupam com os raios IV?
Os fios do tecido recebem banhos químicos sintéticos e de dióxido de titânio, substância presente nos protetores solares que conferem uma ótima proteção solar.
Qual o tipo de radiação é bloqueada pelo protetor solar?
INDISPENSÁVEL. O uso diário do filtro solar é indispensável para se proteger da radiação solar, porém a sua proteção é eficaz apenas contra os raios ultravioleta (UVA e UVB) que correspondem somente a 7% da radiação solar. Os raios infravermelhos (IV) representam 54% de toda a radiação emitida pelo sol.
Como evitar exposição excessiva aos raios UV?
A exposição excessiva desses raios, ao longo do tempo, danifica a pele e favorece o surgimento de câncer. Para nos protegermos dos efeitos nocivos dos raios UV devemos tomar alguns cuidados. O primeiro deles é evitar se expor ao sol entre as 10 da manhã e 3 da tarde, horário em que o sol é mais forte.
Quando aumenta a incidência do raio UVB?
Sua incidência aumenta muito durante o verão, especialmente nos horários entre as 10 da manhã e 3 da tarde. Os raios UVB penetram superficialmente e causam as queimaduras solares. É a principal fonte de alterações celulares que causam predisposição ao câncer da pele.
Quais são os raios UVA longos?
Os raios UVA longos são um subgrupo dos UVA que penetram a pele especialmente profundamente e causam problemas como manchas de pigmentação escuras, alergia ao sol e envelhecimento prematuro.
Por que os raios UVB causam câncer de pele?
Além disso, são os principais responsáveis pelo envelhecimento acelerado, reações cutâneas (alergias), manchas solares e câncer de pele. Já os raios UVB penetram mais superficialmente e contribuem para queimaduras solares, vermelhidão e também o temido câncer de pele.