Quais a pragas que podem ser controladas com o MIP na cultura da cana-de-açúcar?

Índice

Quais a pragas que podem ser controladas com o MIP na cultura da cana-de-açúcar?

Quais a pragas que podem ser controladas com o MIP na cultura da cana-de-açúcar?

O MIP reduz a proliferação de pragas já conhecidas no sistema de produção do canavial, a exemplo de corós, bicudo-da-cana, cigarrinha-das-raízes, cupins e besouro Migdolus sp., assim como possibilita a identificação de possíveis novas pragas na lavoura e seus inimigos naturais, além de minimizar os danos que podem ser ...

O que significa método integrado de pragas na cana-de-açúcar?

Também conhecida como Manejo Integrado de Pragas, a estratégia do MIP na cana-de-açúcar associa várias ações para um alcançar um controle mais efetivo das pragas, mantendo o equilíbrio do ambiente, preservando os inimigos naturais e impedindo prejuízos econômicos.

Qual é a principal praga da cultura da cana-de-açúcar?

Diatraea saccharalis A broca-da-cana (Diatraea saccharalis) é a principal praga da cana-de-açúcar no Brasil. Segundo especialistas, as perdas causadas pela broca podem chegar a R$ 5 bilhões por ano e os índices de danos têm aumentado nas últimas safras. A lagarta é uma espécie da ordem lepidóptera, e na fase larval atinge 2,3 centímetros.

Quais os componentes do MIP?

Componentes do MIP: Os componentes de um programa de MIP são: diagnose (ou avaliação do agroecossistema), tomada de decisão e seleção dos métodos de controle (estratégias e táticas do MIP).

Por que o controle do Migdolus Fryanus é difícil na cultura da cana De-açúcar?

Os migdolus vêm causando grandes prejuízos a diversas culturas, principalmente cana-de-açúcar e amora. A maior dificuldade é o controle, pois suas larvas podem ser encontradas até 4 metros de profundidade no solo. ... Em cana-de-açúcar, atacam o rizoma, podendo destruí-lo totalmente.

Quais os prejuízos que a lagarta broca da cana pode causar ao se alimentar de partes da Cana-de-açúcar?

Além disso, a broca-da-cana também causa danos indiretos, porque os “buraquinhos” por onde as larvas entram no colmo permanecem abertos, o que facilita a penetração de fungos como Fusarium e Colleototrichum, que causam a podridão vermelha e desencadeiam o processo da inversão da sacarose, o que reduz o teor de açúcar.

Qual o principal método de controle de doenças em cana-de-açúcar?

O controle de praticamente todas as doenças é realizado com uso de variedades resistentes. Outras medidas de controle são: uso de mudas sadias, tratamento térmico de mudas, escolha do local, época de plantio e manejo da época de colheita, adubação balanceada, controle de pragas como a broca da cana-de-açúcar e pulgões.

Quais são os pilares do MIP?

Já os pilares do MIP são os tipos de controle que podemos utilizar, são eles: controle cultural, controle biológico, controle comportamental, controle genético, controle varietal e controle químico.

Como é o MIP na cana-de-açúcar?

MIP – Manejo Integrado de Pragas na Cana-de-Açúcar. O MIP, Manejo Integrado de Pragas, é uma iniciativa de extrema importância para a cultura da cana-de-açúcar. Devido ao processo de mecanização, que hoje já alcança quase 100% das lavouras, e também à eliminação das queimadas, verifica-se o aumento gradativo da incidência de pragas nos canaviais.

Qual a cultura da cana-de-açúcar?

A cana-de-açúcar tem se destacado como uma cultura em expansão, principalmente nos cerrados, tanto para produção de açúcar e álcool, como na utilização para alimentação animal em fazendas de pequeno, médio e grande porte.

Qual o período ideal para o plantio da cana-de-açúcar?

Este período (janeiro a março) é considerado ideal para o plantio da cana-de-açúcar, pois apresenta boas condições de temperatura e umidade, garantindo o desenvolvimento das gemas. Essa condição possibilita a brotação rápida, reduzindo a incidência de doenças nos toletes.

Qual a produtividade da cana-de-açúcar?

A cana-de-açúcar é uma cultura semiperene, pois após o plantio, ela é cortada várias vezes antes de ser replantada. Seu ciclo produtivo é, em média, de seis anos com cinco cortes. As principais tecnologias com potencial de contribuição para a produtividade e sustentabilidade da cana-de-açúcar estão associadas com o melhoramento ...

Postagens relacionadas: