O que se discute em uma assembleia escolar?

Índice

O que se discute em uma assembleia escolar?

O que se discute em uma assembleia escolar?

As assembleias são reuniões cujo objetivo é discutir problemas que afetam a todos, e sua proposta é debater as melhores formas de solucioná-los.

Como fazer uma assembleia em uma escola?

1- Todos os alunos devem ajudar na organização da sala antes de iniciar a reunião, dispondo as carteiras em um círculo ou semicírculo, para que todos possam se ver. 2- Deve-se respeitar a ordem de fala e ouvir atentamente os colegas. 3- Não citar nomes de colegas, apenas as situações a serem discutidas.

O que cabe à assembleia de alunos?

Nessas reuniões mensais, eles se colocam no lugar dos alunos e passam pela experiência de elaborar e ouvir sugestões e críticas sobre o relacionamento entre seus pares.

O que é uma assembleia de classe?

Trata-se de espaços organizados para refletir e buscar soluções para os problemas que acontecem no cotidiano, dando oportunidade para os alunos participarem das tomadas de decisões sobre os temas que dizem respeito a eles.

O que você pensa sobre a assembleia escolar *?

As assembléias são o momento institucional da palavra e do diálogo. ... É um momento organizado para que alunos e alunas, professores e professoras possam falar das questões que lhes pareçam pertinentes para melhorar o trabalho e a convivência escolar.

Qual a finalidade de uma assembleia escolar?

As assembleias docentes Elas têm o mesmo objetivo que as assembleias de classe dos alunos. Ou seja, abrir um espaço democrático para os professores compartilharem questões de interesse coletivo que possam ser melhoradas.

Como uma assembleia de classe pode nos ajudar dentro da sala de aula?

Porque o papel da assembleia não é reduzir problemas de indisciplina; ela até resolve, mas é um efeito secundário. O papel dela é construção de valores de democracia, cidadania, construção de diálogo e, consequentemente, você acaba melhorando as relações de convívio e indisciplina na sala de aula.

O que é assembleia escolar inteira?

É um momento organizado para que alunos e alunas, professores e professoras possam falar das questões que lhes pareçam pertinentes para melhorar o trabalho e a convivência escolar (PUIG, 2000).

O que é assembleia docente?

O docente os lê antecipadamente e elabora a pauta da discussão. ... E, com o tempo, eles passam a esperar a assembleia para discutir o que os incomoda", explica Ariane Tagliaferro Molina, professora do 1º ano, que deu a ideia do projeto.

Quais são as características da assembleia de classe?

As assembleias de classe. ... “A pauta da assembleia é feita previamente, na semana que antecede, a não ser que ocorra algum fato extraordinário. Ela é definida a partir dos comentários, e o professor, em conjunto com os alunos, faz uma hierarquização de importância dos temas, em termos de valor”, explica Flávia.

Como é preciso que a escola se prepare para as assembleias docentes?

“Paralelamente, é preciso que a escola se prepare para realizar as assembleias docentes também, porque quando se cria esse espaço de diálogo entre os alunos, eles começam a apontar algumas fragilidades da escola.

Como funcionam as Assembleias de classe?

As assembleias, nesse caso, têm o papel de diálogo e de poder trabalhar e regular as relações de convívio entre as pessoas de uma comunidade. Com essa perspectiva, começamos a trabalhar na rede pública de Porto Feliz (SP), com as assembleias de classe, nas quais professores e alunos de cada turma realizavam sua assembleia, uma vez por semana.

Como uma assembleia pode expulsar um aluno?

Assim como uma assembleia de escola não pode decidir expulsar um aluno, porque isso extrapola a competência do próprio diretor da escola, pois existe uma legislação que regula isso. O papel das assembleias se limita à responsabilidade dos atores envolvidos.

Qual a ideia de fazer assembleias?

A ideia de fazer assembleias partiu de Ariane Tagliaferro Molina, professora do 1º ano. Ela havia feito um estágio na Escola Comunitária de Campinas, a 95 quilômetros de São Paulo, onde a iniciativa tinha dado bons resultados. Débora acatou a sugestão e assistiu a uma experiência feita por Ariane com sua turma.

Postagens relacionadas: