Em quais casos é indicado um exame de medicina nuclear?

Índice

Em quais casos é indicado um exame de medicina nuclear?

Em quais casos é indicado um exame de medicina nuclear?

Dessa forma, é possível diagnosticar e/ou auxiliar no tratamento de diversas doenças, como embolia pulmonar, infecções agudas, infarto do miocárdio, câncer, obstruções renais, demências, entre diversas outras.

Qual a técnica tomográfica mais utilizada em medicina nuclear?

Os exames mais utilizados na medicina nuclear são a cintilografia e a tomografia por emissão de pósitrons (PET/CT).

Que tipo de energia é utilizada na medicina nuclear?

Radiação Gama: trata-se de um fóton, em outras palavras, onda magnética (energia). Os raios gama originam-se nos núcleos atômicos e são utilizados na maior parte dos exames na medicina nuclear, sendo detectados pela câmara gama. Na medicina nuclear, o principal radionucleídeo que emite a radiação gama é o tecnécio.

Quais as duas técnicas de aquisição de imagem em medicina nuclear?

As técnicas de aquisição de imagem passaram por grandes transformações e atualmente a maioria dos serviços de medicina nuclear utiliza a tomografia por emissão de fóton único (SPECT - single photon emission tomography) para a realização dos exames, sendo as imagens planas utilizadas em algumas poucas situações ou em ...

Quanto tempo demoram os exames de Medicina Nuclear?

Para exames ósseos, o material leva 2 a 3 horas para ser absorvido e o exame cerca de 1h. Gamagrafias com gálio levam vários dias entre a injeção e o exame propriamente dito. Os resultados dos exames de medicina nuclear estão geralmente disponíveis em alguns dias.

Por que os exames de medicina nuclear são seguros?

Em geral, os exames de medicina nuclear são seguros. As doses de radiação são muito pequenas e os radionuclídeos oferecem baixo risco de toxicidade para provocar uma reação alérgica. Embora raro, alguns pacientes podem sentir dor e apresentar inchaço no local onde o material é injetado.

Qual a especialidade de Medicina Nuclear?

JAIR DA SILVA MENDONÇA-Tec. FAF E DANIEL BORGES DA SILVA-Tec. FAF. Medicina Nuclear Éuma especialidade médica que dedica-se ao diagnóstico e tratamento de diversas doenças através de utilização de pequenas quantidades de substâncias radioátivas, que são administradas ou engeridas pelos pacientes.

Como funciona a medicina nuclear?

Diferente dos exames de imagem convencionais, como radiografia, ressonância magnética e ultrassom, a medicina nuclear tem como base analisar a função dos tecidos e dos órgãos. Ela avalia a fisiologia e o metabolismo do corpo.

Postagens relacionadas: