Pode passar creme antes da radioterapia?
Índice
- Pode passar creme antes da radioterapia?
- Qual a melhor alimentação para quem está fazendo radioterapia?
- Quem faz radioterapia tem restrição alimentar?
- Precisa de jejum para radioterapia?
- Como é feita a radioterapia?
- Como funciona a radioterapia externa?
- Como é feito o procedimento radioterápico?
- Como a radioterapia pode causar efeitos colaterais?

Pode passar creme antes da radioterapia?
Durante as sessões de radioterapia não é recomendado que o paciente use nenhum tipo de hidratante, creme ou pomada: a pele deve estar limpa, porém não é necessário lavar o local ou tomar banho antes da sessão.
Qual a melhor alimentação para quem está fazendo radioterapia?
Explore o consumo de proteínas, como feijões, ovos, carnes magras, aves sem pele e peixes. Beba bastante água, no mínimo 2 litros por dia, principalmente nos intervalos das refeições. Outros líquidos, como sucos naturais, água de coco e chás, podem ajudar na hidratação.
Quem faz radioterapia tem restrição alimentar?
Evitar os alimentos muito condimentados, gordurosos e doces; Dar preferência a preparações em temperatura fria ou gelada ou à temperatura ambiente; Não se deitar logo após as refeições.
Precisa de jejum para radioterapia?
No câncer especificamente, inúmeros estudos em animais demonstram que o jejum intermitente diminui a incidência de neoplasias e aumenta a sensibilidade a quimio e radioterapia, da mesma forma, acredita-se que o jejum prejudique o metabolismo da célula cancerígena.
Como é feita a radioterapia?
Não basta saber como é feita a radioterapia. Também é preciso estar ciente sobre os possíveis efeitos colaterais do procedimento. Como a radioterapia é feita de forma a penetrar sob a pele para chegar ao tumor, células saudáveis são atingidas no caminho, podendo ocasionar o surgimento destes efeitos colaterais.
Como funciona a radioterapia externa?
A radioterapia pode ser igualmente válida, ou mesmo superior, quando comparada com a cirurgia, de acordo com a patologia em questão. Aquando da radioterapia externa, o paciente não fica radioativo, podendo contactar com crianças e grávidas logo após o tratamento. Os efeitos adversos provocados pela radioterapia são localizados à zona do tratamento.
Como é feito o procedimento radioterápico?
O procedimento radioterápico tem início com o primeiro encontro do paciente com a equipe multidisciplinar responsável pelo tratamento. Na primeira etapa, será definido o local a ser irradiado, bem como calculadas as doses de radiação. É feita uma espécie de tatuagem temporária sobre a pele para destacar os pontos importantes.
Como a radioterapia pode causar efeitos colaterais?
Além destes também podem surgir anemia, aftas, gengivas e língua vermelhas e irritadas, alterações no gosto dos alimentos, falta de apetite, mal-estar geral com sensação de peso nas pernas, juntas doloridas, e desidratação. No entanto, doses baixas de radioterapia pode até mesmo nem causar efeitos colaterais.