Como as cruzadas contribuíram para o renascimento comercial?

Índice

Como as cruzadas contribuíram para o renascimento comercial?

Como as cruzadas contribuíram para o renascimento comercial?

» Cruzadas: ajudou a expandir as atividades comerciais, pelo menos por três motivos: os cruzados não eram os únicos a irem as expedições cruzadistas, os viajantes mercadores iam juntos, e assim serviam como abastecedores dos peregrinos com seus produtos.

Quais fatores contribuíram para o renascimento comercial e urbano?

O renascimento comercial e urbano aconteceu na Baixa Idade Média e foi parte das intensas transformações que a Europa sofreu nesse período. O crescimento do comércio e das cidades durante a Idade Média só foi possível porque a disponibilidade de alimento aumentou a ponto de permitir o aumento populacional.

Quais os fatores que contribuíram para o renascimento comercial?

O renascimento comercial da Idade Média ocorreu por causa da ampliação das rotas comerciais e do estabelecimento de feiras anuais, que atraíam inúmeros comerciantes interessados na venda e troca de produtos. Uma consequência desse fenômeno foi o retorno da utilização da moeda.

Como explicar o renascimento comercial?

Renascimento comercial é o nome que se dá ao processo de crescimento comercial pelo qual a Europa passou a partir do século XI. Esse renascimento aconteceu a partir do desenvolvimento de um excedente comercial e resultou no surgimento de rotas comerciais por toda a Europa.

Quais os fatores que contribuíram para o surgimento do renascimento?

As reformas que a igreja estava sofrendo, as grandes navegações e descobertas de outros povos e terras, a "descoberta" que a terra é redonda, o mercantislimos (semente do capitalismo). Tudo isso fez com que a humanidade, mais precisamente a europa, renascece da idade média.

Qual foi o Renascimento comercial?

O renascimento comercial e urbano aconteceu na passagem da Alta Idade Média para a Baixa Idade Média. Esse processo resultou em grande crescimento comercial, adormecido desde a desagregação do Império Romano do Ocidente, e em grande crescimento urbano.

Como influenciou o renascimento comercial?

Além disso, o crescimento urbano influenciou e foi influenciado pelo renascimento comercial, que implicou a ampliação da circulação de mercadorias e a retomada na utilização da moeda, por exemplo. Acesse também: Como os vikings enxergavam a guerra?

Qual foi o resultado do renascimento urbano?

O renascimento urbano foi resultado direto do aumento populacional decorrente do aumento da produção de alimentos, e também da melhoria no clima nos séculos X e XI. O aumento populacional e a existência de um quadro social de grande opressão, a servidão , levavam muitos camponeses a fugirem das suas terras.

Qual a origem do renascimento urbano na Alemanha?

A cidade de Lübeck, na Alemanha, é um exemplo de cidade que surgiu no processo de renascimento urbano na Europa medieval. O renascimento urbano foi resultado direto do aumento populacional decorrente do aumento da produção de alimentos, e também da melhoria no clima nos séculos X e XI.

Como foi possível o crescimento do comércio e das cidades durante a Idade Média?

O crescimento do comércio e das cidades durante a Idade Média só foi possível porque a disponibilidade de alimento aumentou a ponto de permitir o aumento populacional. Essas transformações da Baixa Idade Média retomaram o fôlego da cidade e do comércio, ambos adormecidos desde a desagregação do Império Romano, consolidada em 476.

Postagens relacionadas: