Como deve ser realizado o preparo do paciente para os exames de sangue urina materiais biológicos?
Índice
- Como deve ser realizado o preparo do paciente para os exames de sangue urina materiais biológicos?
- Qual a ordem correta de tubos para coleta de sangue para realizar os exames hemocultura hemograma glicose colesterol total e frações coagulograma completo?
- Como fazer coleta de exames laboratoriais?
- Como deve ser feito o transporte de material biológico?
- Como é feita a coleta de materiais biológicos?
- Qual a sequência correta de coleta de sangue em tubos plásticos?
- Como avaliar a colocação do colar cervical?
- Quais são os tipos de Colares cervicais?
- Qual é o colete cervical?
- Qual o colar cervical ortopédico?
Como deve ser realizado o preparo do paciente para os exames de sangue urina materiais biológicos?
Este exame exige duas coletas de sangue: a primeira deve ser feita com o paciente em jejum de 08 horas. Após esta coleta, o paciente deverá fazer uma refeição normal do seu dia a dia, em seu horário habitual, preferencialmente até o meio-dia. Duas horas após esta refeição, deve proceder-se à segunda coleta de sangue.
Qual a ordem correta de tubos para coleta de sangue para realizar os exames hemocultura hemograma glicose colesterol total e frações coagulograma completo?
A ordem correta para coleta de sangue por tubos a vácuo é:
- Azul (citrato de sódio)
- Amarelo/vermelho (ativador de coágulo)
- Verde (heparina)
- Lilás/roxo (EDTA)
- Cinza (fluoreto de sódio/EDTA).
Como fazer coleta de exames laboratoriais?
Coleta de sangue a vácuo
- Coloque a agulha no adaptador para retirada de sangue cuidadosamente, sem tocar na base da agulha, manuseando-a apenas pela capa;
- Ajuste o garrote no braço do paciente de forma cuidadosa;
- Peça que o paciente feche a mão e escolha a veia que será puncionada;
Como deve ser feito o transporte de material biológico?
O transporte de amostras de material biológico faz parte da fase pré-analítica. Ou seja, toda a cadeia produtiva do laboratório que se inicia na coleta – onde deve ser retirada quantidade suficiente para análise, acondicionada no recipiente correto e identificada de forma clara – culmina no transporte.
Como é feita a coleta de materiais biológicos?
Secreção de ferida cutânea ou cirúrgica, abscesso ou fístula: o material deve ser coletado, preferencialmente, após lavagem da lesão com soro fisiológico; a coleta pode ser feita por aspiração da secreção ali presente ou do líquido não drenado (por meio de seringa e agulha estéreis) ou ainda com swab.
Qual a sequência correta de coleta de sangue em tubos plásticos?
*Tubo sem aditivo/descarte deve ser coletado antes do tubo para coagulação, em caso de exames especiais (ex: fatores da coagulação). Para os testes de TAP e PTTa, pode ser coletado diretamente no tubo de coagulação. **Tubo para traços de elementos (tampa azul escura) deve ser o primeiro da ordem de coleta.
Como avaliar a colocação do colar cervical?
O profissional (2) deverá avaliar a região cervical, identificando possíveis contra-indicações para a colocação do colar cervical e retirar suavemente os adereços e vestimenta do pescoço para que estes não interfiram no procedimento. – Objeto encravado no local de colocação do colar.
Quais são os tipos de Colares cervicais?
Consoante a gravidade da situação existem diversos tipos de colares cervicais, entre eles pode haver o: Com base no que foi dito anteriormente, em casos de baixa gravidade utiliza-se os colares cervicais macios ou semi-rígidos, uma vez que são indicados para pós-traumatismos, torcicolos, artrites, artroses e outros problemas da coluna cervical.
Qual é o colete cervical?
O colete cervical é um instrumento muito utilizado na área de saúde e cuidados médicos, sendo um utensílio indispensável em resgates de acidentes e em alguns pós-operatórios. A principal função desse equipamento é imobilizar o paciente, evitando deslocamentos que possam causar dores ou fraturas.
Qual o colar cervical ortopédico?
O colar cervical ortopédico é para tratar problemas na coluna, evitando o agravamento e contribuindo para a melhora do quadro. Eles podem ser originários de doenças como artrite, traumatismos, pós-cirurgias na região cervical e até mesmo torcicolo.