Como o TENS realiza a analgesia fisiologicamente na fase aguda e na fase crônica?
Índice
- Como o TENS realiza a analgesia fisiologicamente na fase aguda e na fase crônica?
- Como a corrente TENS promove analgesia ao paciente?
- O que é estimulação elétrica transcutânea?
- Quais parâmetros de tratamento devem ser considerados ao se elaborar um tratamento que utilize correntes de estimulação elétrica?
- O que é teoria das comportas TENS?
- Como deve ser a colocação de elétrodos em uma eletroestimulação?
- Qual é a corrente do TENS?
- Como funciona a corrente TENS?
- O que é transcutânea?
- Qual é o efeito do TENS acupuntura?
- Quais são as características da estimulação elétrica?
- Como utilizar correntes elétricas nos músculos?
- Quais são as correntes elétricas alternadas?
- Como é utilizada a neuroestimulação elétrica?
Como o TENS realiza a analgesia fisiologicamente na fase aguda e na fase crônica?
A Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) como eletroterapia de baixa frequência, estimula seletivamente as fibras táteis de diâmetro largo sem ativar as fibras nociceptivas de menor diâmetro, promove o alívio da dor e com isso ganhos funcionais (CHIARELLO; DRIUSSO; RADL, 2005).
Como a corrente TENS promove analgesia ao paciente?
Estimulação elétrica transcutânea (TENS) é uma modalidade terapêutica que promove analgesia, através da emissão de estímulos elétricos à pele por meio de eletrodos posicionados nas áreas dolorosas ou próximas a elas.
O que é estimulação elétrica transcutânea?
A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) envolve a transmissão de energia elétrica de um estimulador externo para o sistema nervoso periférico, através de eletrodos de superfície conectados na pele3. É uma técnica simples e eficiente, muito utilizada para o alívio da dor4.
Quais parâmetros de tratamento devem ser considerados ao se elaborar um tratamento que utilize correntes de estimulação elétrica?
Cada tipo de corrente possui indicações e parâmetros específicos que devem ser levados em consideração na hora da prescrição da eletroterapia. É necessário avaliar o tipo de dor, local da lesão, profundidade da lesão, qual tipo de tecido está lesionado e qual o tamanho total da lesão.
O que é teoria das comportas TENS?
O efeito analgésico da TENS está respaldado na teoria das comportas, onde ocorre uma inibição pré-sináptica de interneurônios no corno dorsal da medula espinhal, e pela produção de opióides endógenos por parte do sistema nervoso central.
Como deve ser a colocação de elétrodos em uma eletroestimulação?
Na eletroestimulação neuromuscular, os eletrodos devem ser colocados sobre os pontos motores, que são pontos onde a impedância é menor, isto é, onde a resistência à passagem da corrente é menor.
Qual é a corrente do TENS?
A corrente TENS é uma estimulação elétrica transcutânea, viabilizada a partir da fixação de eletrodos na região a ser tratada. A intensidade da corrente muda conforme a disfunção do paciente e, desde que aplicada após uma avaliação clínica para saber a dosagem correta do tratamento, a corrente tens é totalmente segura.
Como funciona a corrente TENS?
O TENS é uma técnica em que são aplicados impulsos elétricos na pele através de aparelhos específicos, que ativam mecanismos de controle internos do sistema nervoso, exercendo uma ação analgésica.
O que é transcutânea?
Que se faz através da pele; que atravessa a pele (ex.: estimulação transcutânea).
Qual é o efeito do TENS acupuntura?
O TENS é um método não farmacológico de controle da dor, fornecendo uma pequena corrente elétrica através de eletrodos na pele, com efeitos analgésicos.
Quais são as características da estimulação elétrica?
Para a prescrição da estimulação elétrica terapêutica, o fisioterapeuta lança mão de características da corrente como amplitude e tempo de aplicação, modificando-as a fim de atender as necessidades clinicas de cada paciente. As mudanças nessas características podem ser seqüenciais, intermitentes ou variáveis, e são chamadas de modulações.
Como utilizar correntes elétricas nos músculos?
A aplicação de correntes elétricas alternadas nos músculos pode, ainda, provocar contrações para prevenir a atrofia muscular e auxiliar no início da recuperação da massa muscular após lesões. No âmbito estético, os estímulos elétricos são usados para tratar a gordura localizada, promovendo a quebra de gordura, que é, então, eliminada pelo corpo.
Quais são as correntes elétricas alternadas?
As correntes elétricas alternadas são caracterizadas pela sua frequência, expressa em Hertz (Hz), e pela amplitude do movimento dos íons. As correntes alternadas têm diversas aplicações em eletroterapia, sendo o mais comum deles através de correntes interferenciais, utilizadas no tratamento da dor.
Como é utilizada a neuroestimulação elétrica?
Neuroestimulação Elétrica Transcutânea. A Neuroestimulação Elétrica Transcutânea (TENS, do inglês Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation) é usada para alívio da dor em processos crônicos ou agudos. No âmbito do tratamento fisioterapêutico, a TENS é uma das técnicas mais utilizadas e, por isso, será detalhada a seguir.