Como nossas crenças e convicções influenciam nosso comportamento?
Índice
- Como nossas crenças e convicções influenciam nosso comportamento?
- Como as crenças influenciam os comportamentos?
- Qual é a importância do respeito quando as pessoas têm crenças e convicções diferentes?
- Por que essas crenças tem influenciado os seus resultados?
- Por que uma pessoa desenvolve crença em algo?
- Quais são as crenças de pessoas com os mesmos valores?
- Quais são as diferenças entre crenças?
Como nossas crenças e convicções influenciam nosso comportamento?
Nossas crenças nos sustentam como pessoas, são filtros pelos quais interpretamos o mundo e balizam nossas ações. São o que nos levam a tomar decisões com base no que chamamos de valores pessoais, são motivação ou desmotivação para encarar um desafio.
Como as crenças influenciam os comportamentos?
Existe uma relação entre crenças, valores e comportamentos. Muitas definições propõem que as crenças são bases de alguns valores, e os valores guiam o comportamento humano, logo podem influenciar na tomada de decisão.
Qual é a importância do respeito quando as pessoas têm crenças e convicções diferentes?
Respeitar essas diferenças é fundamental, principalmente porque o objetivo principal das religiões é transmitir os aspectos positivos dos seres humanos, relacionados à sua natureza, princípios e valores, tendo sempre em mente a compreensão do outro.
Por que essas crenças tem influenciado os seus resultados?
A grande questão é o quanto estas crenças tem influenciado ou afetado de forma positiva ou negativa os seus resultados. Talvez você nunca tenha feito esta pergunta, afirmo a você, saber a resposta a esta pergunta ajudará você a entender o porquê de seus resultados, sejam eles bons ou não.
Por que uma pessoa desenvolve crença em algo?
Quando uma pessoa desenvolve crença em algo, observa que ela tem certeza plena sobre esta crença. Isto não significa que a avaliação desta certeza corresponda à verdade, pois certeza e verdade são realidades diferentes. Segundo a literatura existem dois tipos de crenças, as limitantes e as fortalecedoras.
Quais são as crenças de pessoas com os mesmos valores?
Pessoas com os mesmos valores podem ter crenças diferentes, e muitas delas acabam limitando seu desenvolvimento e distanciando a pessoa daquilo que ela deseja. Estão relacionadas a ideias estruturadas, conscientes ou não, bem como conceitos e pressupostos que fundamentam o que pensamos, sentimos e como agimos (ou estagnamos).
Quais são as diferenças entre crenças?
Enquadram-se aqui, por exemplo, os credos religiosos. Duas crenças distintas podem estar corretas, ou seja, uma não anula a outra. A diversidade existe e a sua manutenção cumpre as finalidades da diversidade pessoal e cultural de uma forma importante.