O que é o contratualismo Segundo John Locke?
Índice
- O que é o contratualismo Segundo John Locke?
- O que era o ser humano para os contratualistas?
- Qual era o pensamento de John Locke sobre a mente?
- Quais são as diferenças entre as teorias contratualistas?
- Como os contratualistas afirmam que todos os seres humanos eram iguais?
- Qual o estado de natureza da sociedade?
- Qual a origem do contratualismo?

O que é o contratualismo Segundo John Locke?
O contratualismo em John Locke concebeu um ser humano racional, livre e igual, mas não naturalmente bom, o que seria a motivação para a construção do contrato social. O contratualismo foi uma linha de pensamento filosófico que buscava entender as condições que proporcionaram o surgimento das sociedades civis.
O que era o ser humano para os contratualistas?
Para os contratualistas, o ser humano possuía uma forma de vida anterior à que vivemos hoje em nossas sociedades, um estado onde apenas os instintos e as qualidades intrínsecas do ser humano serviam de mediadores de nossas ações.
Qual era o pensamento de John Locke sobre a mente?
De acordo com Locke, a mente é como uma cera passiva, desprovida de conteúdos, em que os dados da sensibilidade vão imprimindo ali as ideias que podemos conhecer. Aqui, ideia não tem o mesmo significado que em Descartes (ou se tem, trata-se apenas das adventícias, não das inatas).
Quais são as diferenças entre as teorias contratualistas?
Apesar das distinções entre as teorias contratualistas, alguns pontos em comum podem ser definidos: Os seres humanos em estado de natureza são compreendidos como livres e iguais. Alguns fatores levam os indivíduos a abandonarem a liberdade natural e firmarem o contrato social. O contrato social dá origem à sociedade.
Como os contratualistas afirmam que todos os seres humanos eram iguais?
Os contratualistas afirmam que antes do contrato social, todos os seres humanos eram livres e iguais, vivendo de acordo com as leis da natureza. Entretanto, vão firmar um pacto social e abandonar a sua liberdade natural para a construção de uma sociedade que lhes garantam o direito à propriedade.
Qual o estado de natureza da sociedade?
O estado de natureza é o período em que a sociedade ainda não se formou, quando não há uma lei civil e, portanto, uma civilização para amparar o convívio social.
Qual a origem do contratualismo?
Para os contratualistas, o ser humano possuía uma forma de vida anterior à que vivemos hoje em nossas sociedades, um estado em que apenas os instintos e as qualidades intrínsecas do ser humano serviam de mediadores de nossas ações. Os autores do contratualismo acreditavam que o Estado civil era uma entidade fabricada, isto é, que não ...