Qual é o papel fundamental do processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita?
Índice
- Qual é o papel fundamental do processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita?
- O que significa dominar a leitura e a escrita?
- Qual é a importância da leitura no processo de ensino e aprendizagem?
- O que é necessário para dominar a leitura e a escrita?
- Qual o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita?
- Como preparar a leitura e a escrita?
- Como a leitura e a escrita são usos secundários da língua?
- Como articular a aprendizagem da escrita entre si e as outras aprendizagens?

Qual é o papel fundamental do processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita?
A leitura serve não só para aprender a ler, mas também para aprender outras dimensões da vida e do mundo. De acordo com Silva (1983, p. 42): “Ao aprender a ler ou a ler para aprender, portanto, o indivíduo executa um ato de conhecer e compreender as realizações humanas através da escrita”.
O que significa dominar a leitura e a escrita?
De acordo com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), a criança precisa ter a compreensão do sistema da escrita até os oito anos, ou seja, os alunos precisam dominar a leitura e a escrita nos primeiros três anos do ensino fundamental, que é o ciclo da alfabetização.
Qual é a importância da leitura no processo de ensino e aprendizagem?
A leitura tem um papel fundamental no processo de ensino aprendizagem escolar. Além de proporcionar as pessoas o entendimento do que está a sua volta, ela também tem papel no desenvolvimento pedagógico, melhora a capacidade de escrever, as produções de texto são elaboradas com mais coerência.
O que é necessário para dominar a leitura e a escrita?
Além disso, para dominar a escrita, é preciso trabalhar, com a criança, a coordenação motora fina, a noção de tempo e de espaço, o saber se reconhecer e reconhecer o outro, conseguir decodificar símbolos, ter boa percepção visual e capacidade de discriminar sons.
Qual o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita?
IX Resumo O ensino e aprendizagem da leitura e da escrita constitui um processo complexo, a partir do qual os alunos adquirem competências fundamentais para a sua escolaridade básica e vida futura.
Como preparar a leitura e a escrita?
A fim de preparar a aprendizagem da leitura e da escrita, é essencial que, desde o 1.° ano, a comunicação oral, através de trocas de ideias e de debates coletivos sobre informações, projetos, etc., já encetada na escola infantil, se torne uma atividade regular, para a qual o professor deverá reservar semanalmente, pelo menos, uma hora.
Como a leitura e a escrita são usos secundários da língua?
Conforme nos indica Sim-Sim (2001), “a leitura e a escrita são usos secundários da língua, não são competências adquiridas natural e espontaneamente como a língua oral, significa que têm mesmo de ser ensinadas, cabendo à escola a grande responsabilidade desse ensino” (p. 51).
Como articular a aprendizagem da escrita entre si e as outras aprendizagens?
2. Articular a aprendizagem da leitura e da escrita entre si e com as outras aprendizagens