Quando deve ser feita a prestação de contas do condomínio?

Índice

Quando deve ser feita a prestação de contas do condomínio?

Quando deve ser feita a prestação de contas do condomínio?

De acordo com o Artigo 1348, inciso VIII do Código Civil, a prestação de contas do síndico para a assembleia deve ser feita uma vez por ano, ou sempre que for exigida. Dessa forma o gestor do condomínio, visando respeitar a lei, deve sempre estar pronto para apresentar tais informações aos condôminos.

O que acontece quando as contas do síndico não são aprovadas?

Se não for solucionado o conflito, e as contas não forem aprovadas pela maioria dos condôminos, presentes a assembleia, concede-se ao síndico um prazo que, geralmente, é de 45 dias para regularizá-las. ... Outra atitude que o síndico poderá tomar é renunciar ao cargo ou solicitar seu afastamento.

Quem aprova as contas do síndico?

A prestação de contas no condomínio deve ser aprovada pelos condôminos em assembleia. É feita a 1ª convocação, sendo necessário atingir quórum de metade do número total de condôminos. Caso esse número mínimo não seja alcançado, é feita uma 2ª convocação, que tem quórum livre.

Como é obrigatória a prestação de Contas do condomínio?

Porém, vivendo em um condomínio, essas duas características se tornam fundamentais. Parte do processo de transparência, a prestação de contas do condomínio anual, é obrigatória conforme o Art. 1348, VIII, do Código Civil. É de atribuição do síndico ordenar e justificar todas as movimentações financeiras de sua gestão.

Qual o prazo de prescrição de contas em condomínio?

Se apresentação anual não for feita, o prazo de prescrição da prestação de contas em condomínio é de três anos, conforme explica o Art. 206 § 3o.

Quem deve fazer a prestação de Contas?

Quem deve fazer a prestação de contas? A prestação de contas deve ser feita pelo síndico durante assembleia geral. Isso não significa que toda a montagem e estruturação do processo deve ser feita só por ele. A administradora do condomínio (caso haja alguma), o subsíndico e até mesmo moradores podem ajudar no desenvolvimento dessa documentação.

Qual é o saldo do condomínio?

É o resumo das despesas e receitas do condomínio, bem como o saldo do mês e o saldo atual. A prestação de contas pode ser feita de forma mensal, através desse documento. Saldo do mês: é a diferença entre as receitas e despesas do mês vigente.

Postagens relacionadas: