Como solicitar o Benefício de Prestação Continuada BPC?
Índice
Como solicitar o Benefício de Prestação Continuada BPC?
Para solicitar o BPC, em primeiro lugar, o interessado deve dirigir-se ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência e se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico).
Como dar entrada no BPC idoso?
Para isso é necessário ir a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou setor responsável pelo CadÚnico na cidade. O processo de inscrição inclui a realização de uma entrevista, e basta a presença de um dos integrantes da família, que será chamado de Responsável pela Unidade Familiar (RF).
Quais os requisitos para que se possa solicitar o BPC?
O benefício de prestação continuada é uma garantia à pessoa com deficiência e ao idoso com mais de 65 anos. Porem precisa comprovar que não tem condições de se sustentar....Ou seja, para receber o BPC precisa:
- Ter mais de 65 anos.
- Ou ser Pessoa com deficiência.
- Em situação de pobreza.
Como o beneficiário deve ter acesso ao BPC?
O beneficiário do BPC, assim como sua família, deve estar inscrito no Cadastro Único. Isso deve ser feito antes mesmo de o benefício ser solicitado. Sem isso, ele não pode ter acesso ao BPC.
Como é realizado o requerimento do BPC?
O requerimento do BPC é realizado nas Agências da Previdência Social (APS) ou pelos canais de atendimento do INSS: pelo telefone 135 (ligação gratuita) ou pelo site ou aplicativo de celular “Meu INSS”.
Será que o BPC foi liberado do INSS?
Se o agendamento para a avaliação médica e social da pessoa com deficiência tiver sido feito em município diferente do município de domicílio, o INSS deverá realizar o pagamento das despesas com transporte e diárias do requerente. Para saber se o BPC foi liberado, basta consultar o site ou o aplicativo de celular “Meu INSS”.
Por que o BPC não é aposentadoria?
No caso da pessoa com deficiência, esta condição tem de ser capaz de lhe causar impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (com efeitos por pelo menos 2 anos), que a impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. O BPC não é aposentadoria.