O que são aquíferos confinados e qual seu processo natural de formação?
Índice
- O que são aquíferos confinados e qual seu processo natural de formação?
- Onde se encontra os aquíferos?
- O que são e como são formados os aquíferos?
- O que são e como se formam os aquíferos?
- Quais são os aquíferos mais importantes?
- Como fornecimento de água para aquíferos?
- Qual a relevância do aquífero?
- Como ocorre o escoamento de água nos aquíferos?

O que são aquíferos confinados e qual seu processo natural de formação?
Os aquíferos confinados ou artesanais são o tipo de aquífero que ocorre quando a água subterrânea está confinada sob uma pressão superior do que a pressão atmosférica, isto, devido à existência de uma camada confinante impermeável acima do aquífero.
Onde se encontra os aquíferos?
Encontram-se, em geral, em profundidades pequenas, sendo quase sempre limitados pela própria superfície ou pelo limite de acumulação da água. Esse tipo de aquífero é o de mais fácil extração de recursos hídricos, sendo, muitas vezes, chamado de aquífero freático.
O que são e como são formados os aquíferos?
São verdadeiros reservatórios subterrâneos de água formados por rochas com características porosas e permeáveis que retém a água das chuvas, que se infiltra pelo solo, e a transmitem, sob a ação de um diferencial de pressão hidrostática, para que, aos poucos, abasteça rios e poços artesianos.
O que são e como se formam os aquíferos?
Aquífero é uma formação geológica subterrânea que funciona como reservatório de água, sendo alimentado pelas chuvas que se infiltram no subsolo. São rochas com características porosas e permeáveis capazes de reter e ceder água.
Quais são os aquíferos mais importantes?
Representam o grupo de aquíferos mais importantes, devido ao grande volume de água que armazenam e também por serem encontrados em muitas áreas. Aquíferos Fraturados ou Fissurados: São caracterizados por possuírem fraturas abertas que acumulam água.
Como fornecimento de água para aquíferos?
Fornece água para poços e nascentes em proporções suficientes, servindo como proveitosas fontes de abastecimento. Uma formação geológica para ser considerado um aquífero deve conter espaços abertos ou poros repletos de água e permitir que a água tenha mobilidade através deles.
Qual a relevância do aquífero?
Por exemplo, apenas de saber que o aquífero é uma formação geológica capaz de acumular quantidades consideráveis de água, potável ainda, ele já possui grande relevância. Além disso, por meio dele, as águas da superfície permanecem estáveis. Sua existência também absorve a água da chuva, o que evita diversos transbordamentos.
Como ocorre o escoamento de água nos aquíferos?
Um aquífero como foi bem exemplificado possuem uma reserva permanente de água, e uma reserva reguladora ou ativa, que são águas infiltradas pela chuva e córregos. O local onde ocorre o escoamento de agua da chuva nos aquíferos é chamado de zona de recarga, podendo ser direta ou indireta.