Porque surgiu a educação formal?

Índice

Porque surgiu a educação formal?

Porque surgiu a educação formal?

A educação formal surgiu diferenciando-se progressivamente da educação primitiva, na medida em que a sociedade tornava-se mais complexa. Passou-se a ter local específico para se aprender, os conteúdos especializaram-se e os professores e alunos tiveram papéis mais definidos, isto é mais específicos.

Como se define a educação formal?

A educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados; a informal como aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização - na família, bairro, clube, amigos, etc., carregada de valores e cultura própria, de pertencimento e sentimentos herdados; e a educação não ...

Quando surgiu a educação não-formal?

O termo educação não-formal apareceu no final da década de sessenta. Neste período surgem discussões pedagógicas, vários estudos sobre a crise na educação, as críticas radicais a instituição escolar, a formulação de novos conceitos e seus paradigmas.

Como surgiu o processo de educar?

No Brasil, as atividades de ensino permaneceram sob a incumbência das ordens religiosas durante o período colonial, entretanto a constituição de 1824 preparou o espaço para o surgimento de um Sistema Nacional de Educação. Se proliferou, então, o sistema público de educação, e paralelamente, o setor privado.

Como acontece a educação informal?

Termo atribuído à educação desenvolvida fora dos estabelecimentos de ensino ou que ocorre sem planejamento. Geralmente, é um tipo de educação que transcorre em espaços de atividades culturais, com a família, amigos ou grupos de interesse comum.

O que é o processo de educar?

Educar é um processo contínuo que tem por premissa básica garantir o aperfeiçoamento das relações humanas em sociedade. Neste processo é imprescindível a inserção de ações educativas voltadas para uma interação equilibrada e harmônica do ser humano com o ambiente em que se relaciona.

Qual a relação entre educação não formal e educação formal?

Como exemplo de aplicação da educação não formal, a educação não formal em Astronomia em planetários, observatórios e centros de Ciências estabelece uma relação importante com a educação formal, ampliando os conteúdos e conceitos a respeito da Astronomia que, muitas vezes, não é ensinada de maneira correta em ambientes formais de educação.

Quais são os exemplos de sucesso da educação formal?

E por isso trabalhamos sempre com as novas possibilidades de aprendizado que se adaptem ao mundo atual. Enquanto a ênfase é na educação formal, não faltam exemplos de figuras de sucesso para provar o valor do conhecimento que vai além do currículo tradicional. Walt Disney, José Saramago, Maria do crochê, entre outros têm uma história em comum…

Como se formou o novo campo de educação não-formal?

Mas, o novo campo para a educação não-formal não se formou apenas pelas mudanças econômicas e pelos apelos da mídia que utilizava atividades e projetos desenvolvidos em entidades sociais como pano de fundo para incentivos fiscais ou abatimentos em deduções fiscais.

Quais são exemplos de espaços de educação não formal?

São exemplos de espaços de educação não formal as bibliotecas, museus, clubes de ciências, zoológicos, jardins botânicos e planetários. Exemplo de ambiente não formal de aprendizagem. Como exemplo de aplicação da educação não formal, a educação não formal em Astronomia em planetários, observatórios e centros de Ciências estabelece uma relação ...

Postagens relacionadas: