Quando surgiu a formação continuada de professores?
Índice
- Quando surgiu a formação continuada de professores?
- O que é a formação continuada de professores?
- Como se deu a formação de professores?
- Qual o papel da formação continuada de professores?
- Quando teve início a formação docente como surgem as escolas de formação em que contexto?
- Como justificar a formação continuada de professores?
- Qual é a formação básica de professores?
- Qual a formação necessária para ser um bom professor?
- Qual a importância de uma formação de professores adequada?
Quando surgiu a formação continuada de professores?
2003 33). No ano de 2003, surgiu a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica (REDE) constituída pelo INEP, sistemas de ensino e participação e coorde- nação da Secretaria da Educação Básica (SEB). A REDE tem o objetivo de contribuir para a melhoria da formação dos professores e alunos.
O que é a formação continuada de professores?
A formação continuada de professores tem sido entendida hoje como um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos educadores. Ela é realizada após a formação inicial e tem como objetivo assegurar um ensino de qualidade cada vez maior aos alunos.
Como se deu a formação de professores?
A profissionalização docente ocorreu inicialmente no século XVII, onde os registros históricos apontam a criação do primeiro curso de formação para professores, sendo este curso “instituído por São João Batista de La Salle em 1684, em Reims, com o nome de Seminário dos Mestres” (DUARTE apud SAVIANI, 2009, p. 143).
Qual o papel da formação continuada de professores?
A formação continuada de professores é uma forma de assegurar a atuação de profissionais mais preparados e capacitados dentro das salas de aula. Dessa forma, ela garante uma educação de qualidade para os seus alunos e, consequentemente, a comunidade na qual a escola está inserida.
Quando teve início a formação docente como surgem as escolas de formação em que contexto?
A história da formação docente no Brasil, de acordo com Gatti (2010), começa com a formação de docentes para o ensino das “primeiras letras” em cursos específicos, que foi proposta no final do século XIX, com a criação das escolas normais, que correspondiam, na época, ao nível secundário e, posteriormente, ao Ensino ...
Como justificar a formação continuada de professores?
Segundo Schnetzler (1996, 2003), para justificar a formação continuada de professores, três razões têm sido normalmente apontadas:
Qual é a formação básica de professores?
Formação de professores é um termo amplo, que pode se referir tanto à formação básica quanto à formação complementar ou continuada. Podemos definir a formação básica de professores como o processo obrigatório para que esse profissional esteja habilitado a dar aulas. No Brasil, esse processo corresponde à aprovação no curso de Pedagogia para ...
Qual a formação necessária para ser um bom professor?
A formação continuada aprimora, ainda, as ações de gestão de diretores, coordenadores e orientadores, otimizando processos e fortalecendo a comunicação entre os diferentes níveis hierárquicos. O que é preciso para ser um bom professor? É preciso mais do que vocação e afinidade com o ensino para ser um bom professor.
Qual a importância de uma formação de professores adequada?
Uma formação de professores adequada serve como alicerce para construir escolas, cidadãos e profissionais mais competentes, éticos e humanos. Nas palavras do educador Moacir Gadotti, “a educação é um lugar onde toda a nossa sociedade se interroga a respeito dela mesma – ela se debate e se busca”.