Qual a origem da marchinha de carnaval?

Índice

Qual a origem da marchinha de carnaval?

Qual a origem da marchinha de carnaval?

As marchinhas foram inspiradas nas marchas de Portugal, que foram bem populares aqui no Brasil até a década de 1920. A partir daí, os compositores brasileiros começaram a criar as próprias marchinhas. No começo, elas eram mais calmas e bucólicas.

Quando surgiu a primeira marchinha de carnaval?

1899 A primeira marcha foi a composição de 1899 de Chiquinha Gonzaga, intitulada Ó Abre Alas, feita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro.

Quais são as marchinhas do Carnaval?

Marchinhas de Carnaval

  • ALLAH-LÁ-Ô (Haroldo Lobo-Nássara, 1940) ...
  • AURORA (Mário Lago-Roberto Roberti, 1940) ...
  • ABRE ALAS (Chiquinha Gonzaga, 1899)
  • Ô BALANCÊ (Braguinha-Alberto Ribeiro, 1936) ...
  • MAMÃE EU QUERO (Jararaca-Vicente Paiva, 1936) ...
  • ME DÁ UM DINHEIRO AÍ (Ivan Ferreira-Homero Ferreira-Glauco Ferreira, 1959)

Onde e quando surgiram as marchinhas de carnaval?

Mas, você sabe como surgiram as marchinhas de carnaval? Elas se consolidaram no Brasil na década de 1930, mas chagaram muito antes. Foram trazidas pelos portugueses no início do século passado. As marchinhas vão além de simples versos, mas carregam histórias, protestos e situações do dia a dia.

Qual foi a primeira marcha de carnaval?

A primeira música reconhecida como marcha de carnaval foi “Abre Alas”, composta pela pianista e regente Chiquinha Gonzaga, em 1889, para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro. O auge desse gênero musical aconteceu anos depois, entre as décadas de 19, mas isso não quer dizer que as músicas foram esquecidas com o tempo.

Por que as marchinhas foram criadas?

Criadas a partir dos estilos musicais de Portugal, a exemplo da cadência da marcha portuguesa, as marchinhas foram aderindo outras características com o passar dos anos. Instrumentos de sopro, como o trompete e o saxofone, foram acrescidos às melodias, tendo como referência o jazz que na época era bastante popular nos Estados Unidos.

Quais foram as vozes das marchinhas?

Nas décadas de 30, 40, 50 e 60 as marchinhas viveram momentos de auge nas vozes de artistas brasileiros que se consagraram neste estilo, a exemplo de Braguinha, Carmen Miranda, João Roberto Kelly, Lamartine Babo, Manoel Ferreira, Dalva de Oliveira, Ruth Amaral, Roberto Roberti, Haroldo Lobo e muitos outros.

Quando chegaram as marchas portuguesas ao Brasil?

Elas chegaram ao Brasil no início do século passado, trazidas pelos portugueses, e se caracterizam pela mistura da marcha portuguesa com ritmos norte-americanos. O talento, a criatividade e malícia de nossos compositores se encarregaram de fazer o resto e, na década de 30, o gênero se consolidou.

Postagens relacionadas: