Como surgiu a milícia no Rio?

Índice

Como surgiu a milícia no Rio?

Como surgiu a milícia no Rio?

Um dos primeiros casos conhecidos é o da favela de Rio das Pedras, na região de Jacarepaguá, onde comerciantes locais se organizaram para pagar policiais para que não permitissem que a comunidade fosse tomada por traficantes ou outros tipos de criminosos, em 1979.

Quando começaram as milícias no Rio de Janeiro?

Nos anos 1980, no vácuo do poder público, um grupo de agentes de segurança se articulou para impedir que Rio das Pedras fosse invadida pelo tráfico de drogas. Rio das Pedras não sucumbiu ao tráfico. Seu chefe, o miliciano Maurício Silva da Costa, conhecido como Maurição, está preso desde a Operação Intocáveis.

Quem são as milícias?

Milícia (do latim militia) é a designação genérica das organizações militares ou paramilitares, ou de qualquer organização que apresente grande grau de atuação.

O que é a milícia?

substantivo feminino Força militar de um país; exército. [Popular] Grupo que, não tendo ligação com o exército, age como se tivesse.

O que eram as milícias?

As milícias são organizações armadas que constituem um poder paralelo, isto é, exercem atividades não-autorizadas de repressão e aplicação da força.

Quem são os milicianos?

São formadas por policiais, bombeiros, guardas municipais, vigilantes, agentes penitenciários e militares, fora de serviço ou na ativa. Muitos milicianos são moradores das comunidades e contam com respaldo de políticos e lideranças comunitárias locais.

Quais são as milícias atuais?

Portanto, milícias atuais são formadas tanto por Agentes de Segurança Pública (polícia civil, militar e forças armadas) e agentes políticos locais, além de criminosos aliciados de tais grupos de segurança pública, como pastores, ex-carcerários, traficantes, etc.

Como foi o surgimento das milícias cariocas?

Segundo alguns estudiosos, como o antropólogo Paulo Storani, é possível destrinchar o surgimento das milícias cariocas em três períodos diferentes, sendo o primeiro deles do início dos anos 1980. Nessa época, organizações da comunidade ofereciam autoproteção, sendo compostas pelos moradores e trabalhadores da própria comunidade.

Qual a relação entre milicianos e políticos?

Nele, a relação entre milicianos e políticos fica muito clara, bem como a forte estruturação entre o poder do governo e a atuação desses grupos nas comunidades ao redor da cidade. A atuação e os riscos à população trazidos pela existência da milícia atingiram um ponto que tornou este assunto o centro de discussões em todo o país.

Postagens relacionadas: