Quando surgiu a subjetividade?

Índice

Quando surgiu a subjetividade?

Quando surgiu a subjetividade?

O surgimento do domínio da subjetividade está vinculado à proliferação do discurso sobre a sexualidade a partir do século XVI, concomitante à intensificação da prática da confissão. ... Todos esses discursos têm a proposta de examinar o sujeito, produzindo um novo campo discursivo a ser explorado.

Quando surge a subjetividade privatizada?

Nossa noção de subjetividade privada surge na passagem do Renascimento para a Idade Moderna, constituindo o sujeito moderno. A experiência medieval fazia com que as pessoas se sentissem parte de uma ordem superior que amparava e corrigia, ao mesmo tempo.

Quem criou o conceito de subjetividade?

Muito discutido pela literatura e por artigos de psicologia, a subjetividade, de acordo com o filósofo, ensaísta e professor da Universidade de Barcelona, Gonçal Mayos Solsona, em “O iluminismo frente ao Romantismo da subjetividade moderna”, é entendida como o espaço íntimo do indivíduo, ou seja, como ele “instala” a ...

O que é a subjetividade?

Subjetividade é caracterizado como algo que varia de acordo com o julgamento de cada pessoa, consistindo num tema que cada indivíduo pode interpretar da sua maneira, que é subjetivo. Desta forma, a subjetividade humana pode dizer respeito ao sentimento de cada pessoa, como a sua opinião sobre determinado assunto.

Quando a subjetividade privatizada entra em crise?

Quando a subjetividade privatizada entra em crise descobre-se que a liberdade e a diferença são, em grande medida, ilusões, quando se descobre a presença forte, mas sempre disfarçada, das disciplinas em todas as esferas da vida, inclusive nas mais intimas e profundas.

O que é e como ocorre a experiência da subjetividade privatizada?

Ter uma experiência de subjetividade privatizada é quando todos sentem que parte de suas experiências é íntima e ninguém mais tem acesso a ela, é possível, por exemplo, ficar um longo tempo pensando se vamos ou não fazer uma coisa, quase decidir por uma, e no final, acabar fazendo a outra sem que ninguém fique sabendo.

Como é entendida a subjetividade?

Subjetividade é entendida como o espaço íntimo do indivíduo, ou seja, como ele "instala" a sua opinião ao que é dito (mundo interno) com o qual ele se relaciona com o mundo social (mundo externo), resultando tanto em marcas singulares na formação do indivíduo quanto na construção de crenças e valores compartilhados na dimensão ...

Qual a subjetividade da sociologia?

Do ponto de vista da sociologia, a subjetividade se refere ao campo de ação e representação dos sujeitos – sempre condicionados a circunstâncias históricas, políticas e culturais. Através da nossa subjetividade construímos um espaço relacional, ou seja, nos relacionamos com o "outro".

Será que a psicologia explica o que é subjetividade?

Será que a psicologia explica o que é a subjetividade? A resposta é sim! Primeiramente, é necessário destacar que a subjetividade implica a existência de um sujeito. Isso significa que temos que ter em mente que uma pessoa é única em seu modo de pensar, de falar e de agir.

Por que a subjetividade é um produto social?

No entanto, importa mais, nesse momento, apontar o que a psicologia tem a dizer sobre a subjetividade, já que essa área estuda o ser humano nas suas várias particularidades, nos seus diferentes modos de ser. De acordo com as ideias do behaviorismo radical, a subjetividade é um produto social.

Postagens relacionadas: