Quem é o Pai o filho e o Espírito Santo?
Índice
- Quem é o Pai o filho e o Espírito Santo?
- Como explicar Pai Filho e Espírito Santo?
- Como surgiu o batismo?
- Qual é a origem da palavra trindade?
- Como exemplificar a Trindade?
- Porque João Batista começou a batizar?
- Qual a obrigatoriedade do batismo?
- Qual a acepção do batismo em nossa língua?
- Como descreve o acontecimento do batismo de Jesus?
- Qual a origem da doutrina da Trindade?
Quem é o Pai o filho e o Espírito Santo?
A doutrina cristã da Trindade (do latim trinitas "tríade", de trinus "tripla") define Deus como três pessoas consubstanciais, o Pai, o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo; um Deus em Três Pessoas. As três pessoas são distintas, mas são uma substância, essência ou natureza.
Como explicar Pai Filho e Espírito Santo?
“O pai é Deus, o filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. ... A ideia de um Deus que é 3 entidades ao mesmo tempo desafia a lógica. Mas é aceita como verdade inquestionável pelos fiéis. Para eles, a Santíssima Trindade não precisa de explicação, é simplesmente um mistério da fé.
Como surgiu o batismo?
Segundo os Evangelhos de Mateus, Lucas, Marcos e João, o pregador João Batista foi precisamente aquele que batizou Jesus nas águas do rio Jordão. ... Este momento é comemorado entre os católicos na Festa de Batismo do Senhor, celebrado no domingo seguinte após a Epifania.
Qual é a origem da palavra trindade?
Etimologia (origem da palavra trindade). A palavra trindade deriva do latim “trinitas, atis”, com o sentido de junção de três.
Como exemplificar a Trindade?
As três pessoas da Santíssima Trindade são o Pai, o Filho e o Espírito. Santo Agostinho exemplifica dizendo que, na trindade, temos “O Amante, que é Deus Pai; O amado, que é Cristo; e O amor, que é o Espírito Santo”.
Porque João Batista começou a batizar?
Quando começou, os judeus estavam esperando o Messias, que iria libertá-los da miséria e da dominação estrangeira. João anunciava que a chegada do Messias estava próxima e pedia a adesão do povo, selando-a com o batismo. ... “Confessavam os próprios pecados e João os batizava no rio Jordão”.
Qual a obrigatoriedade do batismo?
Muita discussão tem sido feita sobre essa obrigatoriedade de ser o batismo uma imersão. Nos Evangelhos, há passagens em São Marcos e São João em que se faz referência a pontos do Jordão em que o batismo era mais fácil, pela maior profundidade da água — o que claramente indica o uso da imersão completa.
Qual a acepção do batismo em nossa língua?
Em nossa língua, batismo ganhou também a acepção de “iniciação” (o que nos permite, sem medo de cair em contradição, falar no batismo de fogo de um combatente!) e a de “atribuição do nome” (estamos “batizando” quando damos nome a uma criança ou a um navio).
Como descreve o acontecimento do batismo de Jesus?
Mateus 3:16-17 descreve o acontecimento do batismo de Jesus. Nele se vê o Deus Espírito Santo descendo sobre o Deus Filho enquanto o Deus Pai proclama Seu prazer no Filho. Mateus 28:19 e II Coríntios 13:14 são exemplos de 3 pessoas distintas na Trindade.
Qual a origem da doutrina da Trindade?
/ A Surpreendente Origem da Doutrina da Trindade “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32). A maioria das pessoas acredita que tudo que carrega o rótulo de “cristão” deve ter se originado em Jesus Cristo e seus primeiros seguidores. Mas, definitivamente, este não é o caso.