Como foi criado o detergente?

Índice

Como foi criado o detergente?

Como foi criado o detergente?

Ouça em voz altaPausarNo que diz respeito à produção dos detergentes, ela se iniciou em 1890, quando o químico alemão A. Krafft descobriu que pequenas cadeias de moléculas ligadas ao álcool funcionavam como sabão. ... Desde 1950 o detergente passou a ser fabricado tendo o petróleo como sua matéria-prima.

Quem foi que inventou o sabão?

Ouça em voz altaPausarNa verdade o sabão foi inventado pelos fenícios 600 anos antes de Cristo. Eles ferviam a banha de cabra com água e cinzas de madeira, obtendo um sabão cremoso. Foi no século VII que os árabes descobriram o processo de saponificação misturando óleos naturais, gordura animal e soda cáustica.

O que tem no detergente?

Ouça em voz altaPausarOs detergentes apresentam uma região apolar, formada por uma longa sequência de carbonos e hidrogênios (hidrocarboneto), e uma região polar, que apresenta as seguintes funções orgânicas: Sal de amônio quaternário.

Por que o detergente limpa?

Ouça em voz altaPausarO detergente é utilizado na limpeza, pois consegue interagir tanto com substâncias polares (água), quanto com as apolares (sujeira). Assim ocorre a formação de micelas, que são gotículas de gordura aprisionadas por moléculas do detergente. Este processo de formação de micelas recebe o nome de emulsificação.

Como se chama o detergente?

Ouça em voz altaPausarEm contextos domésticos, o termo detergente por si só refere-se especificamente a detergente para a roupa ou detergente para pratos, em oposição a sabonete para as mãos ou outros tipos de agentes de limpeza.

Quando o sabonete foi inventado?

Ouça em voz altaPausarO sabonete surgiu há 600 anos antes de Cristo. Foi criado pelos fenícios, que ferviam gordura animal, água e cinzas de madeira até obterem uma pasta que servia para limpar o corpo. O produto sólido, porém, só foi criado no século 7 quando os árabes inventaram o chamado processo de saponificação.

Quando começou a produção dos detergentes?

Hoje também se adicionam essências, corantes e substâncias branqueadoras, como o dióxido de titânio. No que diz respeito à produção dos detergentes, ela se iniciou em 1890, quando o químico alemão A. Krafft descobriu que pequenas cadeias de moléculas ligadas ao álcool funcionavam como sabão.

Como funcionam os detergentes?

Os detergentes geralmente estão disponíveis como pós ou soluções concentradas. Os detergentes, como os sabonetes, funcionam porque são anfifílico s: parcialmente hidrofílico s (polares) e parcialmente hidrofóbicos (não polares). Sua natureza dupla facilita a mistura de compostos hidrofóbicos (como óleo e graxa) com água.

Qual o nome do detergente sintético?

Assim, em 1916, dois químicos alemães, H. Gunther e M. Hetzer, conseguiram desenvolver o primeiro detergente sintético de uso comercial, chamado de Nekal. O nome detergente vem do latim detergere, que significa “limpar”. Desde 1950 o detergente passou a ser fabricado tendo o petróleo como sua matéria-prima. Jennifer Fogaça

Qual o processo de formação de um detergente?

Processo de formação de um detergente. Os detergentes mais comuns são os que apresentam em sua estrutura um sal de ácido sulfônico. Os reagentes que são utilizados para a produção desse tipo de detergente são um ácido sulfônico e uma base inorgânica qualquer:

Postagens relacionadas: