Como surgiu o conceito de adolescência abordado no texto Brainly?
Índice
- Como surgiu o conceito de adolescência abordado no texto Brainly?
- Quando surgiu o conceito de adolescência?
- Quando e como surgiu o termo adolescência?
- O que é adolescência resposta?
- Qual é o assunto tratado no texto a adolescência como construção social?
- O que é conceito de adolescência?
- Qual é a origem da adolescência?
- Qual é o conceito de adolescência?
- Qual a origem da palavra adolescência?
- Qual a fase inicial da adolescência?
- Qual a origem da adolescência na família moderna?
Como surgiu o conceito de adolescência abordado no texto Brainly?
Concebida como uma fase da vida do homem, ela foi identificada como uma etapa marcada por tormentos e conturbações vinculadas à emergência da sexualidade. Foi Erickson (1976), no entanto, que institucionalizou a adolescência. ... A adolescência pertence a esse conjunto de aspectos.
Quando surgiu o conceito de adolescência?
A adolescência apareceu no Século 19, na esteira das transformações econômicas e sociais pelas quais o mundo passava. “Ela surge como um prolongamento do tempo de dependência da família e de formação para o trabalho”, explica a psicóloga e psicanalista Luciana Gageiro.
Quando e como surgiu o termo adolescência?
A palavra adolescência vem do latim adolescere, que significa crescer. Porém, este termo só passou a ser utilizado enquanto estágio do desenvolviemnto humano em 1904, pelo psicólogo estadounidense Stanley Hall (1846-1924). ... Até o século XVIII, a adolescência era confundida com a infância.
O que é adolescência resposta?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define adolescência como sendo o período da vida que começa aos 10 anos e termina aos 19 anos completos. Para a OMS, a adolescência é dividida em três fases: Pré-adolescência – dos 10 aos 14 anos, Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos.
Qual é o assunto tratado no texto a adolescência como construção social?
A adolescência é vista como uma construção social com repercussões na subjetividade e no desenvolvimento do homem moderno e não como um período natural do desenvolvimento. É um momento significado, interpretado e construído pelos homens. Estão associadas a ela marcas do desenvolvimento do corpo.
O que é conceito de adolescência?
A adolescência é o período de transição entre a infância e a vida adulta, particularmente caracterizado por impulsos do desenvolvimento físico, mental, emocional, sexual[7] e social e pelos esforços de alcançar os fins relacionados com as expectativas culturais da sociedade onde está inserido.
Qual é a origem da adolescência?
O termo "adolescência" vem do latim adulescens ou adolescens – particípio passado do verbo adolescere, que significa crescer. No entanto, o conceito de adolescência enquanto um período particular da vida de um indivíduo, situado entre a infância e a vida adulta, é recente na história da humanidade.
Qual é o conceito de adolescência?
Conceito de adolescência Ao período do desenvolvimento humano entre a infância e idade adulta e que abarca desde a puberdade ao completo desenvolvimento do organismo dá-se-lhe o nome de adolescência. O termo vem da palavra latina adolescentĭa. A adolescência é, por outras palavras, a transição entre a criança e o adulto.
Qual a origem da palavra adolescência?
A palavra "adolescência" tem origem no latim, onde ad = "para" e olescere= "crescer". Portanto, adolescência significa literalmente "crescer para". O conceito de adolescência não engloba apenas transformações físicas, mas também todo o processo de mudança e adaptação psicológica, familiar e social a essas transformações.
Qual a fase inicial da adolescência?
Fase Inicial da Adolescência (10 - 14 anos de idade) É normalmente nessa fase que começam as mudanças físicas, geralmente marcadas por uma aceleração repentina do crescimento, seguida pelo desenvolvimento dos órgãos sexuais e das características sexuais secundárias. O início da adolescência também é caracterizado por mudanças internas profundas.
Qual a origem da adolescência na família moderna?
A construção social da adolescência na família moderna é fruto de uma série de transformações socioeconômicas que a civilização ocidental sofreu ao longo dos séculos XVIII e XIX, que marcaram a chegada do ideal individualista.