Qual a origem do lucro?
Qual a origem do lucro?
Vem do latim lucrum, "ganho, vantagem". Na sociedade romana, ao contrário do que aconteceria durante o Cristianismo, nos século seguintes, o lucro era visto como um ganho legítimo que se auferia com uma atividade econômica bem sucedida. ... "O lucro de um é o prejuízo de outro".
Onde está o lucro?
Outro conceito importante e que deve ser entendido para uma boa gestão é o conceito de lucratividade. Para calcular a lucratividade de sua empresa basta dividir o lucro pelo faturamento, assim, se você tem um faturamento de R$80.000,00 mensais e um lucro final de R$10.000, a sua lucratividade é de 12,5%.
O que é lucro na administração?
No campo mais estrito da economia, é o retorno positivo de um investimento, deduzido dos gastos que este exigiu. ... O lucro econômico é, portanto, o retorno ao proprietário do capital social, dinheiro ou títulos investidos inicialmente.
Qual é o lucro de uma empresa?
De maneira bem rápida, podemos considerar como lucro o valor recebido proveniente da venda de um produto ou serviço após subtrair os gastos com sua aquisição, ou fabricação. ... O primeiro é compreender que o lucro está totalmente ligado à saúde financeira da sua empresa e ao sucesso do seu negócio.
Qual o significado do termo lucro?
Lucro (do termo latino lucru), em sentido amplo, é todo ganho ou vantagem obtidos. No campo mais estrito da economia, é o retorno positivo de um investimento, deduzido dos gastos que este exigiu. Na economia, o termo lucro tem dois significados distintos, mas relacionados.
Qual é o lucro real?
Lucro Real. Lucro real é uma expressão da legislação fiscal (mais antigamente conhecida como lucro tributável), para a apuração do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido ( CSLL) da pessoa jurídica, onde o imposto de renda é determinado a partir do lucro contábil, acrescido de ajustes (positivos e negativos).
Qual a diferença entre lucro líquido e lucro operacional?
Lucro Líquido: diferença positiva do lucro bruto menos o lucro operacional e o não operacional; Lucro a ser distribuído: lucro líquido menos a quantia destinada a Reservas de Lucros ou compensada com os Prejuízos Acumulados; A legislação tributária criou outras categorias de Lucro, a saber (vide Contabilidade tributária ):
Quem é o autor do cálculo do lucro?
Esse autor foi um dos defensores da metodologia da correção monetária que procuraria expurgar do cálculo do lucro os efeitos relacionados com a inflação. Contabilmente, lucro nada mais é do que valores excedentes de um investimento capitalizacional, relacionando isso ao mais puro cálculo de subtração em relação a receita e despesa.