Quais foram os principais defensores do liberalismo?
Quais foram os principais defensores do liberalismo?
Tem como fontes algumas ideias correntes no final do século XVIII — sobretudo de Adam Smith, John Locke, Jean-Baptiste Say, Thomas Malthus, David Ricardo, Voltaire e Montesquieu —, destacando-se a crença no livre mercado, no jusnaturalismo, no utilitarismo, e no progresso.
Quais são as ideias do liberalismo econômico?
O economista escocês confrontou as ideias de Quesnay e Gournay, afirmando em seu livro “A Riqueza das Nações” as principais ideias do liberalismo econômico: a prosperidade econômica e a acumulação de riquezas não são concebidas através da atividade rural e nem comercial, mas sim através do trabalho livre, sem nenhum agente regulador ou interventor.
Qual a história do liberalismo?
Inclusive, a história do liberalismo está diretamente ligada ao desenvolvimento de um regime político democrático nos países ocidentais. O liberalismo teve origem no século XVII, através dos trabalhos de John Locke, filósofo inglês que é considerado o “pai do liberalismo”. Locke tinha como objetivo questionar o poder absoluto dos governantes.
Qual a diferença entre o liberalismo e o neoliberalismo?
Em outras palavras, a grande diferença entre liberalismo e neoliberalismo é o contexto social em que ele é aplicado. Enquanto o primeiro foi criado como uma forma de luta contra a monarquia, o segundo surgiu para apoiar os ideais capitalistas, favorecendo a economia privada.
Quais são os maiores estudiosos que deram início ao liberalismo político?
Abaixo, separamos os dois maiores estudiosos que deram início ao liberalismo econômico e ao liberalismo político. Confira!