Como as patologias renais interferem nos processos farmacocinéticos de uma droga?

Índice

Como as patologias renais interferem nos processos farmacocinéticos de uma droga?

Como as patologias renais interferem nos processos farmacocinéticos de uma droga?

Diversos fatores farmacocinéticos são alterados quando a função renal é comprometida. Estes fatores incluem a biodisponibilidade, volume de distribuição (VD), ligação a proteínas e biotransformação. Os compostos têm de percorrer vários compartimentos do corpo antes de serem eliminados [Figura 1].

Quais condições patológicas podem afetar a farmacocinética de um medicamento?

Como condições patológicas podem afetar a farmacocinética de um medicamento? Doenças cardiovasculares podem reduzir o fluxo de sangue para órgãos de metabolismo e excreção, aumentando o tempo de meia vida do fármaco e gerando Css maiores.

Como as interações podem interferir no processo de farmacodinâmica e farmacocinética?

Nas interações farmacodinâmicas, um fármaco modifica a sensibilidade ou a resposta dos tecidos a outro fármaco, por ter o mesmo efeito (agonista) ou efeito bloqueador (antagonista). Habitualmente, esses efeitos ocorrem no nível do receptor, mas podem ocorrer no nível intracelular.

Como a ligação as proteínas plasmáticas podem interferir no efeito de um antimicrobiano?

a ligação dos antimicrobianos com as proteínas plasmáticas exerce influência sobre várias outras características farmacocinéticas, como sua difusão nos tecidos e líquidos orgânicos, a rapidez com que ultrapassa as membranas celulares, a intensidade de seu efeito antimicrobiano e sua velocidade de eliminação.

Qual tipo de interação medicamentosa pode ocorrer com o uso concomitante dos dois medicamentos explique como ela ocorre e quais são as possíveis consequências para o paciente devido a esta interação?

Interações medicamento-medicamento Quando dois medicamentos são administrados concomitantemente a um paciente, eles podem agir de forma independente entre si, ou podem propiciar aumento ou diminuição de efeito terapêutico ou de efeito tóxico de um ou de outro1, 3.

Como as doenças hepáticas podem interferir no processo de metabolização dos medicamentos?

Os medicamentos podem afetar a rapidez de metabolização de outros medicamentos no fígado. Se um medicamento for metabolizado mais rapidamente, ele pode ser decomposto e eliminado antes de exercer a sua função. No caso de medicamentos com metabolismo mais lento, efeitos colaterais são mais prováveis.

Quais são os processos farmacocinéticos?

Os processos farmacocinéticos são determinantes dos passos de uma prescrição medicamentosa, quando, além de dose, devem-se escolher via de administração – definida pelos processos de absorção, distribuição e biodisponibilidade – e intervalos entre as doses, calculados, geralmente, em função do tempo de eliminação de um fármaco.

Qual é a farmacocinética?

A farmacocinética é o estudo do destino dos fármacos no organismo após sua administração. Abrange os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção. Ou então a movimentação dos fármacos pelos diferentes sítios orgânicos. Os processos farmacocinéticos são determinantes dos passos de uma prescrição medicamentosa, quando, ...

Qual a resposta farmacológica de um fármaco?

Isto, porque as concentrações de um fármaco no plasma correlacionam-se melhor com a resposta farmacológica que a dose administrada, uma vez que esta relação não é afetada pelas variações individuais dos processos farmacocinéticos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção que, como sabemos, influi na resposta do paciente.

Qual a fase da identificação e quantificação do fármaco?

Esta fase consiste, portanto, na identificação e quantificação da passagem do fármaco pelo organismo. 3.

Postagens relacionadas: