Qual o conceito de família caberia nos tempos atuais?
Índice
Qual o conceito de família caberia nos tempos atuais?
O novo código estabelece que o conceito de família passa a abranger as unidades familiares formadas por casamento, união estável ou comunidade de qualquer genitor e descendente, enquanto no código de 1916 a família legítima era aquela formada pelo casamento formal.
Como eram as famílias de antigamente?
Antigamente, o modelo familiar predominante era o patriarcal, patrimonial e matrimonial. ... A família era constituída unicamente pelo casamento, não havia que se falar em nenhum outro meio de constituição familiar, como a união estável.
Qual o seu entendimento sobre o conceito de família?
Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco ou laços afetivos e vivem na mesma casa formando um lar. Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar.
Quais são as famílias atuais?
De forma que, hoje em dia, encontramos uma grande tipologia de famílias. Se você quer conhecer alguns destes tipos de família atuais e suas características, não hesite em continuar lendo este artigo de Psicologia-Online, onde explicamos os 10 tipos de família que existem na sociedade atual e suas características.
Quais são as famílias que não possuem a figura do pais?
São as família que não possuem a figura do pais, onde os irmão tornam-se responsáveis uns pelos outros. A lei vigente abrange também a formação de um agregado a partir de laços afetivos, como no caso de amigos, onde não há uma relação de parentalidade.
Quem é a família na atualidade?
A família na atualidade vem ressaltando também as responsabilidades destas famílias e seu compartilhamento com as escolas, sem deixar de enfatizar todos os problemas relacionados à violência. Podemos perceber que do início do século XIX até os dias de hoje houveram grandes modificações na instituição família.
Qual a família dos dias atuais?
A família dos dias atuais possui como premissas: o afeto e a dignidade da pessoa humana, e vai além de um meio familiar constituído pelo casamento e unido pela herança genética, agora, são os laços afetivos que determinam as relações familiares.