Como diferenciar manchas de vitiligo?
Como diferenciar manchas de vitiligo?
Vitiligo: neste caso, as manchas normalmente são bem mais brancas do que as de pano branco com superfície lisa e, às vezes, brilhosa. Geralmente são simétricas, afetando dois lados do corpo - como os dois braços, duas pernas, duas bochechas - e não possui o risco de contágio.
É possível nascer com vitiligo?
E para a forma acrofacial da doença, estudos apontam associação do antígeno HLA-DR7. “As pessoas nascem com uma tendência genética para ter vitiligo, não é qualquer pessoa que pode ter vitiligo. Não é uma doença contagiosa, se você não tem a tendência genética você nunca vai ter a doença”, esclarece Castro.
Como saber se uma mancha branca na pele e vitiligo?
COMO IDENTIFICAR O VITILIGO? O surgimento de manchas esbranquiçadas com ou sem sintomas merece avaliação dermatológica. Qualquer parte do corpo pode ser acometido. Áreas de pelos brancos no corpo ou no couro cabeludo, bem como cílios e sobrancelhas, também podem indicar início da doença.
Como se desenvolve o vitiligo generalizado?
Vitiligo generalizado. Às vezes, o vitiligo do tipo focal desenvolve para a forma generalizada, embora isso não seja tão comum. As manchas são simétricas, acometendo os mesmos locais e em ambos os lados do corpo. O vitiligo generalizado pode evoluir rápida ou lentamente e pode, ainda, estabilizar depois de determinado tempo.
Qual o tipo de vitiligo mais comum?
É o tipo de vitiligo mais comum que se manifesta nos lados do corpo - nas duas mãos, nos dois pés, dois joelhos. No início, as manchas brancas costumam surgir nas extremidades. Existem ciclos que causam a perda de coloração, épocas em que a doença normalmente se desenvolve e períodos de estagnação.
Como fazer o diagnóstico do vitiligo?
Diagnóstico de Vitiligo O diagnóstico do vitiligo deve ser feito por um dermatologista - ele irá determinar o tipo da doença, verificar se há alguma doença autoimune associada e indicar a terapia mais adequada. O diagnóstico do vitiligo costuma seguir três etapas principais:
Como o vitiligo evolui?
Não há como prever como o vitiligo evolui. Uma vez tendo perdido a cor da pele, é muito raro e difícil que ela volte à cor que tinha antes.