O que as pedras nos rins pode causar?

Índice

O que as pedras nos rins pode causar?

O que as pedras nos rins pode causar?

​​​​Os cálculos renais, ou pedras nos rins​ como são conhecidos, se formam quando a urina apresenta quantidades maiores de algumas substâncias como cálcio, ácido úrico e oxalato, que se agrupam e formam cristais que se transformam em pedras.

Como são formadas as pedras nos rins?

Entre as possíveis causas de pedras nos rins, podemos citar:

  • Fatores genéticos.
  • Infecções urinárias.
  • Urina supersaturada de sais.
  • Aumento de cálcio, ácido úrico e diminuição de citrato na urina.
  • Distúrbios metabólicos do ácido úrico ou da glândula paratireóide.
  • Alterações anatômicas.
  • Medicamentos diuréticos em excesso.

O que se pode fazer para prevenir pedra no rim?

Para eliminar as pequenas pedras nos rins e evitar que se forme outras é importante beber pelo menos 2,5L de água por dia e ter cuidados com a alimentação, como evitar o consumo exagerado de carnes e reduzir o consumo de sal.

O que fazer quando tem pedra no rim?

O tratamento para pedra nos rins é geralmente feito em casa e inclui repouso, ingestão de líquidos e uso de remédios indicados pelo médico, como analgésicos ou antiespasmódicos, como Paracetamol ou Buscopan, e medicamentos que ajudam a dissolver a pedra e facilitar a sua eliminação.

Como se formam as pedras nos rins?

Como se formam as pedras nos rins? As pedras nos rins ou cálculos renais são uma causa frequente de procura ao atendimento de urgência e emergência no mundo inteiro. A condição é a causa de aproximadamente 60% de todos os atendimentos de urgência relacionados à urologia.

Por que as pedras não aparecem nesse exame?

Por serem transparentes, as pedras formadas por ácido úrico não aparecem nesses exames. A tomografia helicoidal é um recurso para flagrar esse tipo de massa.

Como destrói as pedras?

No entanto, se a pedra já está muito grande é preciso adotar outros procedimentos. Entre as opções mais simples e sem necessidade de internação temos a litotripsia extracorpórea que destrói as pedras através de ondas eletromagnéticas; a uretero-nefrolitotripsia flexível que destrói as pedras por meio do laser introduzido pela uretra.

Como a pedra é expelida?

Quando é pequena, a pedra costuma ser expelida naturalmente. Basta aumentar a quantidade de líquido ingerido ou, caso o médico ache necessário, injetado na veia. Dependendo do tamanho, procedimentos entram em ação para fragmentar o cálculo e viabilizar sua eliminação.

Postagens relacionadas: