Como identificar um melanoma na pele?
Como identificar um melanoma na pele?
Uma alteração na pele é muitas vezes o primeiro sinal de alerta do melanoma. No entanto, só pode ser confirmado por um médico....Evolução.
- Uma ferida que não cicatriza.
- Expansão do pigmento de uma mancha na pele.
- Vermelhidão ou inchaço.
- Coceira, sensibilidade ou dor.
- Mudança na superfície da pinta.
Como são as manchas do câncer de pele?
Os principais sintomas do câncer de pele são: Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram. Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor. Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.
Como se inicia o melanoma?
Os primeiros sintomas de melanoma são frequentemente:
- Mudança em uma mancha ou pinta já existente.
- Desenvolvimento de uma nova mancha ou pinta bem pigmentada ou de aparência incomum na pele.
- Outras mudanças suspeitas como coceira, comichão, sangramento e a não cicatrização da área.
Como se trata o melanoma?
O melanoma é um tipo de câncer de pele maligno que se desenvolve muito rápido e que, por isso, pode afetar facilmente outros órgãos através de metástases, quando o tratamento não é iniciado rapidamente. Embora possa ser identificado facilmente através da pele, é importante ficar atento a...
Como identificar um melanoma?
Para identificar um melanoma, a Drª Flávia indica fazer sempre o autoexame e seguir o método ABCDE (Assimetria; Bordas; Cor; Diâmetro e Evolução). O melasma é uma mancha escura, com tonalidade marrom, que surge em áreas do rosto e em outros lugares do corpo expostos, como braços, pescoço e colo.
Qual a principal causa de melanoma?
Ainda assim, os médicos acreditam que a exposição à radiação ultravioleta (UV) do sol e de câmaras de bronzeamento é a principal causa de melanoma. A luz UV não causa todos os melanomas, especialmente aqueles que ocorrem em lugares em seu corpo que não recebem a exposição à luz solar.
Como aumentar o risco de melanoma?
Pessoas que tomaram muito sol ao longo da vida sem proteção adequada têm um risco aumentado para melanoma. Isso porque a exposição solar desprotegida agride a pele, causando alterações celulares que podem levar ao câncer. Quanto mais queimaduras solares a pessoa sofreu durante a vida, maior é o risco de ela ter um câncer de pele.