Qual animal e aracnídeos?
Qual animal e aracnídeos?
Os aracnídeos são animais invertebrados divididos entre milhares de espécies ao redor do mundo. Os mais populares são as aranhas, escorpiões e ácaros que compartilham semelhanças e particularidades entre si.
Quais são as estruturas sensoriais encontradas nas aranhas?
As aranhas possuem cerdas sensoriais de vários formatos e tamanhos, as quais estão presentes em praticamente todo o corpo e apêndices, podendo funcionar como órgãos mecanorreceptores (FOELIX, 2011).
Qual a ordem dos Acaros?
Os ácaros estão reunidos no Reino Animal, Subreino Metazoa, Filo Arthropoda, Subfilo Chelicerata, Classe Arachnida, Subclasse Acari, a qual se encontra dividida em duas ordens: Parasitiformes e Acariformes, sendo que alguns autores consideram uma terceira ordem, conhecida por Opilioacariformes, que corresponde a ...
Como funciona o sistema nervoso dos aracnídeos?
O sistema nervoso dos aracnídeos se expande no gânglio maior, acima do esôfago. Em geral, o abdome dos aracnídeos não tem apêndices. Com exceção do escorpião, que tem um par de apêndices sensoriais, chamado de pente, no início do pré-abdome.
Por que os aracnídeos possuem mandíbulas?
Os aracnídeos não possuem mandíbulas para triturar o alimento, utilizando-se de suas quelíceras para segurar e dilacerar a presa. Eles ingerem somente alimento liquefeito e, para isso, lançam enzimas digestivas sobre os tecidos dilacerados da presa.
Quais são os apêndices dos aracnídeos?
Os pedipalpos também são estruturas exclusivas dos quelicerados, não ocorrendo nos mandibulados. Outra característica importante dos aracnídeos é a presença de quatro pares de pernas no cefalotórax. O abdome não contém apêndices, embora nos escorpiões exista uma par de apêndices sensoriais denominado pente, localizado logo no início do pré-abdome.
Como funciona o sistema respiratório dos aracnídeos?
Sistema respiratório dos aracnídeos. A respiração é feita por filotraqueias, também denominadas "pulmões foliáceos". Essas estruturas são formadas por lamelas irrigadas, que se comunicam com o exterior do corpo, através de um orifício denominado estigma. As trocas gasosas ocorrem nas lamelas, e o oxigênio passa para o sangue.