O que é inseticida botânico?
Índice
- O que é inseticida botânico?
- O que as plantas inseticidas podem causar aos insetos?
- O que é inseticidas sintéticos?
- O que são inseticidas como eles podem ser classificados quanto a sua ação na planta e quanto sua ação nos insetos?
- Quais as vantagens do uso dos inseticidas naturais?
- Por que a aplicação de inseticidas de maneira calendarizada não é a ideal para o controle de pragas?
- O que é um inseticida e para que serve?
- Quais são as vantagens do uso de plantas inseticidas?
- Como é feito o uso de inseticidas derivados de plantas na produção agrícola?
- Como é o mecanismo de ação de plantas inseticidas?
- Como cultivar plantas inseticidas no solo?
O que é inseticida botânico?
Inseticidas botânicos são compostos resultantes do metabolismo secundário das plantas (Kim et al., 2003), que compõem a própria defesa química contra os insetos herbívoros.
O que as plantas inseticidas podem causar aos insetos?
Os inseticidas botânicos podem apresentar ação tóxica e causar a morte de insetos, atuando sobre o sistema nervoso central. É importante notar que muitas substâncias que apresentam ação tóxica aos insetos, podem apresentar também efeitos similares no homem (Menezes, 2005).
O que é inseticidas sintéticos?
Inseticidas são definidos como substâncias químicas sintéticas, ou naturais, ou de origem biológica que controlam insetos. O controle pode resultar em morte do inseto ou prevenir comportamentos con- siderados destrutivos (WARE; WHITACRE, 2012).
O que são inseticidas como eles podem ser classificados quanto a sua ação na planta e quanto sua ação nos insetos?
São grupos químicos que atuam no desenvolvimento do inseto-praga, regulando seu crescimento. Foram desenvolvidos a partir dos hormônios de juvenilidade dos insetos. Eles inibem a troca de ecdise do inseto e a produção de quitina, resultando na paralisação do crescimento do inseto.
Quais as vantagens do uso dos inseticidas naturais?
A ação de um inseticida de origem botânica pode ser:
- atraente, quando a planta possui substâncias que atraem o insetos, indicado aos predadores naturais a localização de larvas;
- repelente, naturalmente afasta o inseto da área onde há a presença da planta;
Por que a aplicação de inseticidas de maneira calendarizada não é a ideal para o controle de pragas?
No passado, era costume que muitos produtores rurais fizessem aplicações de inseticidas de maneira calendarizada. Haviam épocas pré-determinadas para realizar as pulverizações na lavoura de milho. Porém, essa forma de aplicação não é aconselhável, pois pode gerar efeitos indesejáveis ao produtor.
O que é um inseticida e para que serve?
Os inseticidas são os defensivos agrícolas, que atuam na prevenção e controle de insetos e pragas, responsáveis por grande perda nas lavouras. Além de reduzir na produtividade, dependendo da intensidade da infestação e danos causados, os insetos podem matar a lavoura.
Quais são as vantagens do uso de plantas inseticidas?
Quais são as vantagens e desvantagens do uso de plantas inseticidas? Por possuírem degradação rápida, principalmente quando há presença de luminosidade adequada, umidade do ar elevada e alta frequência de chuvas, esses produtos ficam menos tempo no meio ambiente, o que reduz os impactos na natureza.
Como é feito o uso de inseticidas derivados de plantas na produção agrícola?
O uso de inseticidas derivados de plantas para o controle de pragas na produção agrícola já é feito há pelo menos 2 mil anos. No Brasil, durante o século 20, houve uma grande produção desses produtos fazendo com que o país virasse um exportador reconhecido em âmbito mundial.
Como é o mecanismo de ação de plantas inseticidas?
Como é o mecanismo de ação? As plantas inseticidas podem afetar a fisiologia dos insetos a partir de mecanismos de ação que atacam receptores diferentes. A ação de um inseticida de origem botânica pode ser: atraente, quando a planta possui substâncias que atraem o insetos, indicado aos predadores naturais a localização de larvas;
Como cultivar plantas inseticidas no solo?
As plantas inseticidas podem ser cultivadas tanto em pequenos vasos e jardineiras, quanto diretamente no solo, ao lado da horta orgânica principal.