Como medir o talvegue?

Índice

Como medir o talvegue?

Como medir o talvegue?

α = L / A1/2 L: comprimento do talvegue (hm); A: área da bacia (ha). 1/2 = 1,0 (bacia arredondada). 1/ß2 (região montanhosa) = 1,33 (tabelado); T'2 (função da declividade do talvegue, do coef. de forma (α) e da área da bacia): T'2 = 2,0 (tabelado);

Quais os tipos de drenagens de bacias?

Tipos de drenagem

  • Endorreica: O rio corre para dentro do continente.
  • Exorreica: O rio corre para fora do continente.
  • Arreica: O rio não possui uma direção certa, simplesmente desaparece por evaporação ou por infiltração (existem rios que desaparecem no meio do deserto)

O que é talvegue seco?

A palavra talvegue pode ser associada ao caminho do vale e ao leito do rio. Portanto, a porção do terreno por onde passa um curso d'àgua é chamado talvegue, vale ou leito. Em muitas linhas de drenagem há água corrente somente quando chove. Nesse caso elas são chamadas talvegues secos ou cursos secundários.

Como calcular uma bacia hidrográfica?

O fator de forma de uma bacia hidrográfica, kf, é definido pela relação entre a largura média da bacia e o seu comprimento axial. O comprimento axial da bacia hidrográfica, L, é igual ao comprimento do curso d'água principal mais a distância da sua nascente ao divisor topográfico.

Quais são as bacias hidrográficas do Brasil?

As bacias possuem a seguinte estrutura: nascente, rio principal, divisores de águas, afluentes e foz. Esses elementos juntos drenam as águas da bacia para uma bacia maior ou para o oceano. As principais bacias hidrográficas do Brasil são as do Amazonas, Tocantins-Araguaia, Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e do São Francisco.

Qual é o procedimento mais comum para uma bacia hidrográfica?

Em uma bacia hidrográfica, um dos primeiros procedimentos e o mais comum para uma análise hidrológica ou ambiental é a sua caracterização, para conhecer os diversos aspectos relacionados com o entendimento da dinâmica ambiental local e regional.

Qual a forma de drenagem da bacia hidrográfica?

- Efêmero: só há fluxo durante chuvas ou períodos chuvosos; os canais não são bem definidos. A bacia hidrográfica também apresenta internamente variações na forma da rede de drenagem. Geralmente predomina na natureza a forma dendrítica, sendo resultado da interação clima - geologia em regiões com litologia homogênea.

Quando a bacia hidrográfica é subterrânea?

- Criptorreicas: quando as bacias são subterrâneas, como nas áreas cársicas. - Efêmero: só há fluxo durante chuvas ou períodos chuvosos; os canais não são bem definidos. A bacia hidrográfica também apresenta internamente variações na forma da rede de drenagem.

Postagens relacionadas: