Como podemos classificar os solutos?
Como podemos classificar os solutos?
Os solutos podem ser classificados de três formas: solúvel, pouco solúvel ou insolúvel. As substâncias solúveis, são aqueles solutos que se dissolvem no solvente. As substâncias pouco solúveis são aquelas que apresentam certa dificuldade em se dissolver no solvente.
Qual a natureza das partículas dispersas?
Natureza das partículas dispersas: as soluções podem se classificar em moleculares e iônicas em função da natureza das partículas dispersas. Solução molecular: as partículas dispersas neste caso são moléculas. Solução iônica: as partículas dispersas se encontram na forma de íons.
Qual a classificação de uma solução?
Uma solução pode ser classificada a partir de várias de suas propriedades, sendo de maior importância as classificações abaixo: Soluções Sólidas : recebem o nome de ligas, e geralmente tratam-se de uma mistura homogênea entre metais.Por exemplo, o ouro 18 quilates é uma mistura constituída por ouro, cobre e prata.
Qual a quantidade mínima de soluto permitido?
Solução saturada: neste caso, a quantidade de soluto é a máxima permitida para uma certa quantidade de solvente, em determinada temperatura. Solução supersaturada: este é um sistema instável, pois a quantidade de soluto é maior que a máxima permitida.
Quais são os exemplos desse tipo de solução?
Quando misturamos sal ou açúcar (sólidos) na água (líquido), temos um exemplo desse tipo de solução. Outros exemplos são: água do mar, que é formada por vários sais dissolvidos nela; o álcool iodado (tintura de iodo), que contém iodo dissolvido em álcool; e o soro fisiológico (solução aquosa com 0,9% em massa de cloreto de sódio – sal de cozinha).