Como são construídas as casas ribeirinhas?

Índice

Como são construídas as casas ribeirinhas?

Como são construídas as casas ribeirinhas?

Suas moradias são construídas utilizando a madeira como principal alternativa de construção. A grande maioria das casas são palafitas, construídas alguns metros acima do nível do rio para evitar que sejam invadidas pelas águas durante as enchentes. Outras mais afastadas do rio ainda são construída de barrote.

Como são feitas as moradias da população ribeirinha?

Parte da adaptação que a população ribeirinha amazônica enfrentou foi referente ao morar. Habitar em áreas que passam grande parte do tempo alagadas, produzem três tipos de solução: casas apoiadas sobre o solo em regiões mais altas, casas palafitas e casas flutuantes.

Qual é a casa palafita?

Palafita é um tipo de habitação sustentada por estacas às margens de um rio ou qual outra área alagadiça. ... A Vila da Barca faz parte de um projeto da Prefeitura de Belém que visa acabar com as palafitas e construir um conjunto habitacional com casas de alvenaria no local.

Quais são os povos ribeirinhos?

Povos ribeirinhos ou ribeirinhas são aqueles que residem nas proximidades dos rios e têm a pesca artesanal como principal atividade de sobrevivência. Cultivam pequenos roçados para consumo próprio e também podem praticar atividades extrativistas e de subsistência. As populações tradicionais, entre elas os ribeirinhos, ...

Qual a relação dos Ribeirinhos com a natureza?

A relação diferenciada com a natureza faz dos ribeirinhos grandes detentores de conhecimentos sobre aspectos da fauna e da flora da floresta; o uso de plantas medicinais; o ritmo e o caminho das águas; os sons da mata; as épocas da terra. Esse convívio alimenta a cultura e os saberes transmitidos de pai para filho.

Por que os ribeirinhos vivem nesses rios?

A partir disto os núcleos populacionais e a própria rede urbana que estava estritamente atrelada ao traçado dos rios foram se formando. É nestes espaços que os ribeirinhos vivem, em pequenas comunidades localizadas a beira dos rios, dispersos em casas de madeira, construídas em palafita.

Qual a situação das comunidades ribeirinhas?

Entretanto, as comunidades ribeirinhas convivem com o isolamento econômico e social, ficando à margem de uma série de políticas públicas e mecanismos de controle da qualidade de vida. A situação geográfica de muitas dessas comunidades é um dos principais fatores limitantes de acesso aos serviços básicos de saúde e educação.

Postagens relacionadas: