Como são feitas as estalactites?
Como são feitas as estalactites?
Estalactites são formações rochosas sedimentares, mais explicitamente rochas sedimentares quimiogénicas, que se originam no teto de uma gruta ou caverna, crescendo para baixo, em direção ao chão, pela deposição (precipitação) lenta e contínua de carbonato de cálcio arrastado pela água que goteja do teto ou que sofre ...
Onde se encontra estalactites?
Recebem o nome de estalactite as estruturas que se formam no interior das cavernas. Tais formações estão localizadas no teto das mesmas, sendo que algumas estalactites podem levar milhares de anos para se formar, enquanto outras podem crescer rapidamente. ...
Como é feito o estudo das cavernas?
O estudo das cavernas é feito pela espeleologia. A espeleologia reúne conhecimentos das áreas da biologia, da arqueologia, da geografia e da história para o estudo de cavernas. A preservação destes ambientes é importante para a sobrevivência dos animais que ali vivem.
Qual a origem dessas cavernas?
Mas essa definição também abrange outras formas, como as cavernas em geleiras, recifes de coral ou rochas não calcárias. Outras variedades surgem provocadas por erosão, lava ou substâncias produzidas por bactérias.
Quais são as cavernas primárias?
As cavernas são classificadas em cavernas primárias ou cavernas secundárias. Esta classificação está relacionada com o período e a maneira como a caverna foi originada. As cavernas primárias são aquelas em que a formação da cavidade rochosa é contemporânea à formação da rocha.
Qual a classificação das cavernas?
Outras denominações possíveis para as cavernas são: tocas, grutas, lapas, abismos. As cavernas são classificadas em cavernas primárias ou cavernas secundárias. Esta classificação está relacionada com o período e a maneira como a caverna foi originada.