Como são mantidos os níveis Plasmaticos de cálcio no líquido extracelular?

Como são mantidos os níveis Plasmaticos de cálcio no líquido extracelular?
Esses níveis reduzidos de cálcio são mantidos através de bombas dependentes de energia localizadas na membrana, que transportam ativamente o cálcio de fora do citosol para o liquido extracelular, as mitocôndrias e o retículo endoplasmático.
Como ocorre a manutenção dos níveis de cálcio no sangue?
Quando os níveis de cálcio no sangue aumentam, as glândulas paratireoides produzem uma quantidade menor de hormônio. O hormônio da paratireoide faz o seguinte: Estimula os ossos a liberarem cálcio no sangue. Faz com que os rins excretem uma quantidade menor de cálcio na urina.
Qual a atividade do cálcio no plasma?
No líquido extracelular, o cálcio plasmático está ionizado na metade (50%); esse é o cálcio (Ca++) que tem atividade fisiológica no plasma. Um outro percentual (40%) está ligado a uma proteína, portanto não tem atividade. E o outro percentual está complexado com ânions, como exemplo o oxalato de cálcio, portanto ele também não tem atividade.
Qual a distribuição do cálcio no corpo?
A distribuição do cálcio no corpo corresponde a 2% do peso corporal, onde 99% desse peso se encontram nos ossos e dentes e 1% nos fluidos corporais. Esses ossos e dentes não são apenas cálcio; há os cristais de hidroxiapatita que é composto por cálcio, fósforo, oxigênio e hidroxilas.
Quando os níveis de cálcio aumentam?
Quando os níveis de cálcio aumentam agudamente, observamos aumento proporcional de sua secreção. Porém, em situação de hipocalcemia e hipercalcemia prolongada, seus efeitos desaparecem. A hipocalcemia é definida por cálcio total menor que 8,5 mg/dL ou 2,2 mM, ou cálcio ionizado inferior aos limites da normalidade.
Como o cálcio é absorvido no sangue?
Assim, o cálcio é absorvido pelos ossos, nefros e intestino, aumentando o nível de cálcio no plasma sanguíneo. Uma vez aumentado o nível de cálcio no sangue em seus parâmetros de normalidade, o paratormônio é sintetizado e secretado nos rins.