Qual a diferença entre imagens de satélites e fotografias aéreas?

Índice

Qual a diferença entre imagens de satélites e fotografias aéreas?

Qual a diferença entre imagens de satélites e fotografias aéreas?

A principal diferença entre uma fotografia e uma imagem de satélite é que a fotografia tem um formato analógico e é normalmente impressa em papel antes de ser interpretada. A imagem de satélite tem um formato digital e normalmente utiliza-se um computador para a analisar e interpretar.

Como conseguir uma imagem de satélite?

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) do Brasil tem seu próprio catálogo online de imagens de satélite gratuitas. O Catálogo de Imagens do INPE apresenta quase uma dúzia de coleções para cobertura terrestre, vegetação, monitoramento de recursos hídricos, bem como observações meteorológicas.

Qual a diferença de imagem de satélite e mapa?

a - Uma fotografia aérea representa toda a superfície terrestre, enquanto o mapa representa apenas uma parte. b - O mapa representa o terreno em três dimensões, enquanto a imagem de satélite representa o terreno apenas em duas dimensões.

Quais são as imagens de satélites?

As imagens de satélite agilizam a identificação e o monitoramento de fenômenos naturais, desastres ambientais, queimadas, desmatamento, condições meteorológicas, entre outros. Os dados que formam as imagens de satélites podem ser obtidos em sistemas passivos, por meio da captura da radiação solar refletida pela superfície da Terra.

Como é possível gerar imagens da superfície?

As imagens são formadas a partir do envio de um pulso (através do gerador de pulso associado a antena) em direção a superfície, que é refletido e retorna ao sensor. Sabendo-se a distância entre o satélite e a superfície e a velocidade de deslocamento do pulso radar (velocidade da luz), é possível gerar imagens da superfície.

Como funciona o sistema radar?

O sistema radar é composto por um sensor, um gerador de pulso e uma antena (Figura 4). As imagens são formadas a partir do envio de um pulso (através do gerador de pulso associado a antena) em direção a superfície, que é refletido e retorna ao sensor.

Postagens relacionadas: