O que é o problema da região crítica?

Índice

O que é o problema da região crítica?

O que é o problema da região crítica?

Uma região crítica é geralmente usada quando um programa multitarefa deve atualizar diversas variáveis relacionadas sem que outra linha de execução faça modificações conflitantes nos dados. ...

Quais problemas os monitores e semáforos ajudam a solucionar?

O problema com monitores e com os semáforos é que ele foram projetados para prover exclusão mútua em um ou mais processadores que tenham acesso a uma memória comum.

Como o problema da condição de corrida pode ser resolvido?

Soluções para condições de corrida A exclusão mútua, que é a certeza de que, caso exista um processo executando sua região crítica, nenhum outro processo vai poder executar a sua até que o primeiro termine sua execução. ... Que não exista starvation, ou seja, que um processo morra porque não ganhou a CPU em nenhum momento.

O que é alternância entre processos?

3. Alternância Estrita: Solução que obriga que a região crítica seja dada a um dos processos por vez, em uma alternância estrita. ... Problemas: requer precisão na alternância entre dois processos e o número de acessos de cada processo deve ser igual ao do outro.

Como funciona o mutex?

Mutex é um primitivo de sincronização que concede acesso exclusivo para o recurso compartilhado para apenas uma thread. Se uma thread adquire um Mutex, o segundo segmento que quer adquirir esse Mutex é suspenso até que a primeira thread libere o Mutex.

O que é starvation quando ocorre?

Starvation ocorre quando um processo nunca é executado porque outros processos (de maior prioridade, por exemplo) sempre são executados.

Qual o significado do termo espera ocupada ou Busy Wait qual a consequência de ter a espera ocupada?

Espera ocupada é um modelo de programação paralela caracterizado por testes repetidos de um condição que impedem o progresso de um processo e que só pode ser alterada por outro processo.

O que é deadlock e quais as estratégias para tratar este problema?

Um estado de deadlock ocorre quando dois ou mais processos estão esperando indefinidamente por um evento que só pode ocorrer por um dos processos em espera. Existem alguns métodos para tratar deadlocks, como, por exemplos, detecção e recuperação, evitar deadlock e prevenção de deadlock.

O que é um problema por condição de corrida?

Uma condição de corrida é uma falha num sistema ou processo em que o resultado do processo é inesperadamente dependente da sequência ou sincronia doutros eventos.

Como evitar o starvation?

A preterição por tempo indeterminado pode ser evitada usando-se uma política de alocação baseada na regra do primeiro-a-chegar é o primeiro-a-ser-servido. Com esta abordagem, o processo que espera há mais tempo é o primeiro a receber serviço por parte do recurso liberado.

Postagens relacionadas: