Como testar transistor PNP e NPN?

Como testar transistor PNP e NPN?
Para testar o transistor, primeiro polarize a junção base-coletor, colocando o terminal positivo do multímetro na base e o negativo no coletor. Para um transistor bom, o visor deve mostrar a tensão de condução da junção, entre 0,4 e 1,2V, conforme já informado.
Como fazer o teste de um transistor?
Fixe a ponta de prova preta em um dos terminais do transistor. Conecte a ponta de prova vermelha a cada um dos outros dois terminais. Se o display mostra alta resistência quando cada um dos terminais são tocados, você encontrou a base (e um bom transistor NPN).
Qual é a função dos multímetros digitais?
E aí que entra uma função dos multímetros digitais que não existe nos analógicos: – a medida do hfe. O hfe é o parâmetro que nos dá o ganho do transistor e se você pegar diversos transistores iguais verá que o hfe irá diferir de um para outro, às vezes, significativamente.
Como testar um transistor bipolar?
Considerando-se então as figuras podemos não só testar um transistor bipolar utilizando a função de diodos do multímetro digital bem como descobrir os terminais correspondentes a base, emissor e coletor caso você não saiba ou não tenha o data sheet do mesmo a mão para lhe dar uma ajudinha.
Qual o ganho do transistor?
O hfe é o parâmetro que nos dá o ganho do transistor e se você pegar diversos transistores iguais verá que o hfe irá diferir de um para outro, às vezes, significativamente. Transistores, embora iguais, podem apresentar uma grande diversidade de ganhos devido a problemas intrínsecos da produção.
Qual a potência controlada de um transistor?
Uma tensão ou corrente aplicada a um par de terminais do transistor controla a corrente através de outro par de terminais. Como a potência controlada (saída) pode ser maior que a potência de controle (entrada), um transistor pode amplificar um sinal.