Como as tecnologias podem auxiliar no rompimento de barreiras dos estudantes com deficiência intelectual matriculados na escola regular?
Índice
- Como as tecnologias podem auxiliar no rompimento de barreiras dos estudantes com deficiência intelectual matriculados na escola regular?
- Como a tecnologia pode auxiliar na inclusão?
- Como a Tecnologia Assistiva pode contribuir para a construção de práticas pedagógicas inclusivas?
- Como as TIC podem contribuir para o processo de escolarização de pessoas com deficiência?
- O que as novas tecnologias podem fazer pela educação?
- Como a tecnologia pode ajudar na escolarização?
- Quais são os benefícios do educador com deficiência intelectual?
- Quais são as barreiras das pessoas com deficiência?
- Quais são as barreiras da acessibilidade?
- Quais são as principais barreiras a sua inclusão?

Como as tecnologias podem auxiliar no rompimento de barreiras dos estudantes com deficiência intelectual matriculados na escola regular?
Usá-las em sala de aula torna os alunos mais receptivos ao aprendizado. Um aluno com deficiência tende a ficar mais concentrado durante a aula quando são utilizados recursos que estimulem vários de seus sentidos de forma adequada, e a tecnologia possibilita a construção de múltiplos estímulos.
Como a tecnologia pode auxiliar na inclusão?
Com o uso da tecnologia, estudantes com limitações físicas ou mentais (e até mesmo os que têm algumas particularidades no modo de aprender) se tornam protagonistas do próprio aprendizado, conduzindo o conhecimento de maneira a se adaptar melhor às próprias necessidades.
Como a Tecnologia Assistiva pode contribuir para a construção de práticas pedagógicas inclusivas?
No processo da construção da aprendizagem mediada pela TA, os entrevistados afirmam que ao utilizar a Tecnologia Assistiva, ela influencia diretamente na construção da aprendizagem dos estudantes com deficiência. A utilização de TA promove a autonomia e independência e ajuda na superação de limites.
Como as TIC podem contribuir para o processo de escolarização de pessoas com deficiência?
O uso das TICs estimula os alunos com necessidades educacionais especiais a gradualmente irem adquirindo independência, construindo autonomamente sua aprendizagem, retirando o foco da deficiência e potencializando o processo de ensino aprendizagem.
O que as novas tecnologias podem fazer pela educação?
Confira alguns dos principais benefícios das novas tecnologias na educação.
- Torna as aulas mais atrativas.
- Despertam a curiosidade e atenção dos alunos.
- Melhoram a produtividade.
- Auxiliam os educadores a dinamizar as aulas.
- Contribuem para o aproveitamento escolar extraclasse.
Como a tecnologia pode ajudar na escolarização?
Por meio de sistemas online é possível, por exemplo, compartilhar conteúdos em tempo real para que todos possam acompanhar durante a aula. Além disso, a tecnologia facilita o método de aprendizado por reduzir a necessidade de presença física em aulas e ainda permite a utilização de livros digitais.
Quais são os benefícios do educador com deficiência intelectual?
É necessária a tentativa de compreender quais os benefícios que a relação do educador com o educando, em especial o que apresenta deficiência intelectual, pode contribuir para o processo de aprendizagem.
Quais são as barreiras das pessoas com deficiência?
As pessoas com deficiência encontram diversos obstáculos no dia a dia, que vão muito além do espaço físico. As barreiras que a acessibilidade precisa transpor são variadas, e hoje vamos falar dos três principais grupos: as arquitetônicas, as comunicacionais e as atitudinais.
Quais são as barreiras da acessibilidade?
As barreiras que a acessibilidade precisa transpor são variadas, e hoje vamos falar dos três principais grupos: as arquitetônicas, as comunicacionais e as atitudinais. As barreiras arquitetônicas são todo tipo de obstáculo que impede as pessoas de desfrutarem e ocuparem o espaço físico.
Quais são as principais barreiras a sua inclusão?
A infantilização e a subestimação da pessoa com deficiência intelectual podem ser as principais barreiras a sua inclusão.