O que são vidrarias e como podem ser divididas?
Índice
- O que são vidrarias e como podem ser divididas?
- Como as vidrarias podem ser divididas segundo a classificação analítica?
- Quais as vidrarias Volumetricas?
- Quais vidrarias não podem ir para estufa?
- Quais são as vidrarias sem precisão?
- O que significa vidraria volumétrica?
- Qual a diferença entre uma vidraria graduada é uma vidraria volumétrica?
- Quais são as vidrarias mais utilizadas?
- Quais são as vidrarias aquecidas diretamente?
- Qual é a finalidade das vidrarias de laboratório?
- Qual o método de higienização da Vidraria?

O que são vidrarias e como podem ser divididas?
Vidrarias são uns dos materiais mais utilizados no laboratório de Química para realizar misturas, reações e testes. Elas têm formatos, capacidade e funções diferentes, sendo empregadas nas diferentes atividades de um químico. As vidrarias podem ser feitas de vidro comum, vidro pirex, quartzo fundido ou vidro temperado.
Como as vidrarias podem ser divididas segundo a classificação analítica?
Como as vidrarias podem ser divididas segundo a classificação analítica? Tamanho: As vidrarias laboratoriais podem ter diversos tamanhos e essa característica, em geral, está relacionada à sua capacidade. Capacidade: A capacidade de uma vidraria para laboratório se refere à quantidade de volume suportada.
Quais as vidrarias Volumetricas?
O termo vidraria volumétrica se refere a recipientes de vidro que são projetados para medir volume de líquidos com alto grau de exatidão. Três desses recipientes – a bureta, a pipeta e o balão volumétrico – são encontrados em todos os laboratórios de análise quantitativa.
Quais vidrarias não podem ir para estufa?
*Algumas vidrarias de laboratório não podem ir à estufa de esterilização e secagem , como pipetas, provetas e balão volumétricos, pois perdem a calibração, aumentando a margem de erro das análises.
Quais são as vidrarias sem precisão?
A pipeta volumétrica, a bureta e o balão volumétrico são as vidrarias que possuem um grau mais elevado de precisão e exatidão quando comparadas com equipamentos como a proveta e a pipeta graduada.
O que significa vidraria volumétrica?
O frasco volumétrico é um frasco que pode ter variadas formas e tamanhos, é utilizado para fazer a medição de determinadas substâncias para ter um valor preciso sobre o que o laboratório precisa. ... Ou seja, frasco volumétrico é qualquer tipo de vidraria que tenha uma graduação.
Qual a diferença entre uma vidraria graduada é uma vidraria volumétrica?
No caso da pipeta graduada, para realizar a captura de uma quantidade exata é preciso sugar e soltar aos poucos, até que se alcance a quantidade desejada. Já em pipetas volumétricas, a medida é marcada por uma linha.
Quais são as vidrarias mais utilizadas?
As vidrarias podem ser feitas de vidro comum, vidro pirex, quartzo fundido ou vidro temperado. Confira as vidrarias mais utilizadas e suas respectivas funções.
Quais são as vidrarias aquecidas diretamente?
Ambas as vidrarias não podem ser aquecidas diretamente. * Dessecador: é um recipiente fechado que contém um agente de secagem (desecante, geralmente sílica-gel) e que possui a tampa lubrificada com graxa de silicone para que seja hermeticamente fechada. É usado para guardar substâncias em ambientes com baixo teor de umidade.
Qual é a finalidade das vidrarias de laboratório?
Mas antes de realizar experimentos no laboratório de Química, é preciso primeiro saber qual é a finalidade de cada uma das vidrarias de laboratório e como utilizá-las. Primeiramente, esses equipamentos são chamados assim porque eles são feitos de um vidro cristal ou temperado que contém graduações em sua superfície externa.
Qual o método de higienização da Vidraria?
As vidrarias precisam passar por um processo de limpeza antes e após a utilização para que os testes realizados nelas não sofram interferências pela presença de contaminantes. O método de higienização varia de acordo com o tipo de substância que foi inserida na vidraria e respeitando as normas de segurança.