Quais são os principais sinais de trânsito?

Índice

Quais são os principais sinais de trânsito?

Quais são os principais sinais de trânsito?

87 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), existem 6 tipos de sinais de trânsito, sendo eles sinais verticais, sinais horizontais, dispositivos de sinalização auxiliar, sinais luminosos, sonoros e gestos do agente de trânsito.

Quais são os tipos de placas de trânsito?

As placas de trânsito podem ser divididas em 7 categorias, apresentadas de cor e formas diferentes.

  • Placas de Regulamentação. Placas de Regulamentação. ...
  • Placas de Sinalização de Obras. Placas de Sinalização de Obras. ...
  • Placas de Indicação. Placas de Indicação. ...
  • Placas Educativas. ...
  • Placas de Atrativo Turístico. ...
  • Serviços Auxiliares.

Quais são os sinais de trânsito e seus significados?

Verde: quando a luz verde está ligada, é sinal que o veículo pode avançar. Amarela: é a luz que indica o término da permissão de passagem. Vermelha: quando o semáforo está nessa cor, o condutor está proibido de avançar.

O que significa cada placa de trânsito?

Placas de trânsito: o que são placas de indicação São as placas de trânsito que servem de orientação para os condutores, indicando percursos, distâncias, entre outras coisas. Assim com as placas de carro identificam os veículos, as placas de indicação ajudam a identificar os locais por onde os veículos passam.

Qual o nome dos sinais de trânsito?

As placas de trânsito, também conhecidas como sinalização vertical, são divididas em 3 categorias: Sinalização de Regulamentação, Sinalização de Advertência e Sinalização de Indicação.

  • Sinalização de Regulamentação.
  • Sinalização de Advertência.
  • Sinalização de Indicação.

Para que serve cada sinal de trânsito?

Cada sinal tem a função de comunicar determinada mensagem de forma rápida e clara, a pedestres e motoristas. Em conjunto, os sinais que compõem a sinalização de uma via pública servem para organizar a circulação de pessoas e veículos.

Quais são os sinais de trânsito verticais?

A sinalização vertical é classificada de acordo com sua função, compreendendo os seguintes tipos: - Sinalização de Regulamentação; - Sinalização de Advertência; - Sinalização de Indicação. Tem por finalidade informar aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias.

Qual é o significado das placas?

É permitido apenas a parada para embarque e desembarque de passageiros. Significa que é proibido parar e estacionar o veículo a partir do lugar onde esta placa se encontra. Essa sinalização de trânsito indica aos condutores que é permitido estacionar naquele local.

Qual a importância desta placa no trânsito?

A palavra indicação já diz tudo, a importância desta placa é para indicar e guiar os usuários no trânsito. Indica o destino e locais que o condutor ou o pedestre desejam ir, assim como, a distância e os serviços auxiliares. No geral, são placas informativas e educativas que estão disponibilizadas nas vias.

Quando surgiram as primeiras placas de trânsito?

De acordo com o site QC Veículos, as primeiras placas surgiram nos Estados Unidos e na Itália no início do século XX. A iniciativa foi das empresas do ramo automobilístico, como a Pirelli e a Michelin. Tiveram a ideia de colocar placas nas principais vias de trânsito dos dois países.

Quais são as placas de trânsito de atrativos turísticos?

Como o próprio nome indica, as placas de trânsito de atrativos turísticos indicam locais turísticos, como áreas de recreação, práticas de esporte e museus. Também podem constar na sinalização de trânsito a distância até esses pontos. As placas de atrativos turísticos são sempre marrons. Placas de trânsito de atrativos turísticos

Quais são as placas de regulamentação de trânsito?

Elas carregam mensagens imperativas e desrespeitá-las caracteriza infração de trânsito. São exemplos de placas de regulamentação: “pare”, “proibido parar e estacionar”, “sentido proibido”, “vire à direita”, entre outras.

Postagens relacionadas: